GLPI é uma solução web Open-source completa para gestão de ativos e helpdesk. O mesmo gerência todos os seus problemas de inventário de ativos/hardwares e software e suporte ao usuário(helpdesk).
Principais características do GLPI:
- Multi Usuários
- Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP/IMAP, CAS, X509…) e multi-servidor;
- Vários idiomas;
- Niveis de usuário;
- Sistema de notificações sobre eventos via email;
- Gestão de pedidos de assistência via web ou email;
- Relatórios com gráficos;
- Integração com OCS Inventory NG;
- Gestão e controle de computador;
- Gestão e monitoramento de licenças;
- Gestão e atendimento de Helpdesk (ticketagem);
- Inventário;
- Licença GPL;
- Plugins e etc…
Dentre outras características você pode conferir no site http://www.glpi-project.org.
Demo: Clique aqui
Em breve estarei postando como instalar, configurar e modificar o GLPI.
Até a próxima.
Comentários
31 respostas para “O que é GLPI?”
@Hilton:
Bom dia Hilton, estou tendo a mesma dificuldade que você, porem não queria somente cartuchos, eu queria colocar todo o meu estoque no GLPI da mesma forma que você.
Exemplo: Quando eu utilizar uma memória em uma OS eu queria que, ao fechar a OS ele desse baixa no meu estoque e que emitisse relatórios de consumo ao final do mês.
Eu estive olhando em insumos que da um bom cadastro mas não tem como dar baixa.
Se alguém tiver alguma dica por favor nos envie.
@Luciano:
Olá Luciano podemos lhe ajudar entre em contato conosco
Jefferson Santos
11 970426699
Wellington ele é Open Source (Free), o que você encontrou como DEMO é a demonstração do GLPI para você testar sem precisar instalar ele em seu servidor.
Vi que o software é open, porém vi que tem um link para uma versão demo…
a minha dúvida é: ele é livre ou pago?
Obrigado Ricardo.
Thiago parabéns pelo Post sobre o GLPI, na minha opinião um dos melhores soluções para o serviço de HelpDesk, terminei a implantação dele no meu local de trabalho por esses dias, porém já tinha trabalho com ele em uma outra empresa, extremamente fácil e simples tanto para o usuário quanto para o administrador e principalmente sua integração com o OCS Inventory, até lhe dou a dica de fazer um post sobre a implementação do OCS no GLPI acredito que muitos irão gostar é utilizar.
Meus parabéns!
Lucas funciona perfeitamente.
Thiago, boa tarde.
Como os demais colegas que já passaram por aqui, também estou necessitando de uma boa ferramenta para o service desk aqui da empresa.
Preciso de uma solução que me possibilite implantar as gerências de incidentes, problemas, mudança e configuração do ITIL, que faça o inventário de hardware, tenha bons relatórios, dashboards…
Também temos planos para implantação de uma Central de Serviços Compartilhada.
Será que o GLPI atende nossa necessidade?
Luciano sim podemos conversa.
Hilton creio que exista, porém nunca utilizei. Na parte de plugin do GLPI tem dois se não me engano que você consegue inserir consumíveis e anexar ao equipamento.
Boa tarde Thiago,
Estou buscando uma consultoria para alavancar o uso do GLPI aqui.
Preciso de ajuda para utilizar recursos como SLA, Controle de Licenças, etc.
Bom dia.
gostaria de dar os parabens, exelente material sobre o GLPI.
Uso o GLPI a 2 anos na instituição que eu trabalho, e cada vez o uso fica mais eficiente, uso grande parte dos recursos disponiveis no sistema, porem estou querendo a começar implantar o uso do inventario para controle dos cartuchos, existe alguma forma para associar o um chamado de troca de cartucho ao nivel de inventario do mesmo?
EXEMPLO: quando finalizar um chamado de troca de cartucho ele automaticamente da baixa no estoque.
Mais uma vez parabens pelo conteudo !
Bom dia Thiago, precisamos de algumas horas de consultoria na GLPI.
Segue meu contato.
Att.
____________________________
Fabio dos Santos Daniel
Tecnologia da Informação – Suporte Corporativo
Av. Presidente Juscelino Kubistschek, 1726
Itaim Bibi – São Paulo – SP – Brasil – CEP 04543-000
55 (11) 2504-6015 / fax 55
fabio.daniel@unigel.com.br
http://www.unigel.com.br
Abs.
Bom Dia Thiago,
Estou com um problema referente ao GLPI, trabalhamos com SLA, tinha alguma forma de fazer com que o glpi desconsiderasse datas como feriado e finais de semana na contagem do sla?
Abraço.
Douglas me passe um email com o que precisa do GLPI e conversamos sobre a consultoria. contato[at]thiagopassamani.com.br
Tiago, Boa tarde.
Ouvi falar muito bem sobre o GLPI Helpdesk, como ja estou para implantar um sistema de helpdesk, estava precisando de um consultor que nem você para dar umas dicas, treinamentos, estas coisas.
Aguardo!
Boa noite Thiago, parabéns pelo post (mesmo que já faz um tempinho hehe).. preciso de uma ajuda sua.
estou pensando em desenvolver um módulo de contas a receber para o glpi, mas como faço para me cadastrar e fazer parte do grupo de desenvolvedores?
se tiver alguma informação adicional eu agradeço
qualquer coisa me adiciona no msn…
obrigado
Thiago, parabéns por este excelente trabalho que vem fazendo para ajudar os opensources como eu. Estamos verificando aqui na empresa também, a necessidade de instalarmos um programa que monitora e faz levantamento do inventário de Hardware e Software. Então quero aproveitar do seu talento para buscar ajuda quando for preciso. Estamos acompanhando pela sua página às dúvidas que também são nossas. Enfim, meu nome no skype é: casreis_2008. Usamos máquinas com sistemas RedHat 6 64bits, Ubuntu12 de 32 e 64 bits,CentOS 64bits e também win 7 64 bits e queremos o OCS no Servidor com CentOS 6.2
Felipe funciona muito bem.
Bom dia, estou a analisar esta ferramenta para poder implementar um sistema de helpdesk em uma empresa e gostaria de saber a respeito do gerenciamento para abrir OS. A respeito do software na parte da gestao via web, funciona bem?
Katroxe tem um video do Arthur que explica a instalação do GLPI no Linux http://www.thiagopassamani.com.br/glpi/instalacao-do-glpi-no-linux-videotutorial-arthur-schaefer.html e com relação a informações me envia um email contato[at]thiagopassamani.com.br
Também preciso de ajuda com o GLPI, pois tenho um trabalho sobre isso. Pode me ajudar me fornecendo informações mais abrangentes sobre ele e como isntala-lo? Desde já agradeço! =)
Qual versão você está falando?
Thiago, houve alguma mudança nessa versão ou apenas correção de bugs mesmo?
Mell para atualizar recomendo sempre fazer backup do bando de dados e da base do GLPI (diretório), depois basta sobrescrever os arquivos com a versão nova e quando acessar terá um procedimento como se fosse uma nova instalação, basta apenas selecionar atualizar e esperar a finalização.
Qualquer dúvida responda esse comentário.
Estou utilizando o GLPI na empresa onde trabalho e estou com dificuldades pra atualizar a versão, tem algum procedimento específico ou manual?
Também preciso de ajuda com o GLPI, pois tenho um trabalho sobre isso. Pode me ajudar me fornecendo informações mais abrangentes sobre ele? Desde já agradeço! =)
@diogo posso te ajudar, vou te adicionar no msn ai conversamos a respeito.
estou a fazer um trabalho sobre GLPI, e gostaria que me dessem mais promenores sobre este campo, pois nao encontro quase nada na internet, e tampouco sei muito sobre GLPI. Obrigado
@Rafael é possivel sim, basta utilizar ENTIDADES (como empresas) para separar por empresa caso tenha muito funcionarios na empresa que iram abrir chamado ou cadastrar por GRUPO que eu aconselho.
Bom dia Thiago.
Primeiramente parabenizo pelo belo trabalho.
Encontrei o GLPI e estou começando a estudá-lo e entende-lo, hoje possuo uma empresa que presta serviços na área de TI (infra e manutenção) trabalhamos com Contratos e também clientes Avulsos.
Minha dúvida:
É possível utilizar o GLPI para Multi-Empresas? Hospedando em meu servidor?
Me desculpe se estou falando besteira.
Existe algum documento que possa me ajudar a efetuar os cadastros “entender cada campo” e preparar o sistema?
Agradeço antecipadamente sua ajuda.
Abraços.