Olá galera,
Devido às várias solicitações que recebo por e-mail / msn / twitter / celular (rsrsrs), vou ensinar como configura o GLPI para enviar notificações por e-mail.
Objetivo: Passo-a-passo para ativar a opção de Notificações por e-mail do GLPI. Nela você estará criando monitoramento tanto da visão do administrador/helpdesk quando do usuário solicitante, de quaisquer alterações nos chamados (inclusão, alterações e enceramento).
Veja como é muito simples basta acessar o GLPI, depois vai em “Configurar” > “Notificações”, veja a figura abaixo:
ATUALIZADO: Clique em “Configuração dos alertas e follow-ups por e-mail” ou “Alerta de e-mail e configuração followups”, depende da versão do GLPI e da tradução do arquivo.
Logo após aparecerá a tela com três opções “Configurar”, “Opções de Notificações” e “Opções de alarme”.
Vamos à primeira “Configurar”, veja abaixo:
-> Configurações das Funções
* Usar e-mail fallowup: “SIM”;
* E-mail do Administrador: “Coloca o email do Administrador do GLPI”;
* E-mail do ‘reply-to’ do administrador (se necessário): “Coloca o email do Administrador caso alguém responda o chamado”;
* Assinatura de e-mail: “Texto customizado”;
* Adicionar link para o GLPI nos e-mails: “SIM”;
* URL base utilizada: “Deixa como está”;
* Recordar Alarmes dos cartuchos: “Nunca”;
* Recordar Alarmes dos insumos: “Nunca”;
* Alarmes na expiração das licenças: “NÃO”;
-> Configuração do Servidor de E-mail
* Usar o servidor SMTP para enviar e-mails: “SMTP” ou “PHP” [¹];
* Servidor do SMTP: “IP ou HOST do Servidor”;
* Usuário do SMTP: “Usuário do e-mail”;
* Senha do SMTP: “Senha do usuário do e-mail”;
[¹] = Caso tenha um servidor Externo de E-mail (MS Exchange, Postfix, etc) use SMTP, se você não possui um utilize o PHP.
Depois clique no botão “Enviar” para validar as configurações, logo depois existe a opção para efetuar teste de envio para o Administrador, clique no botão e verifique se você (no caso o administrador cadastrado) recebeu o e-mail.
Você irá receber um e-mail de teste, parecido com esse:
Depois vá na aba “Configuração de Notificações”, e selecione conforme está na figura abaixo ou customize de acordo com sua necessidade:
Na opções de Notificações você pode escolher qualquer tipo de perfil ou grupo e qual o e-mail será enviado.
Exemplo do e-mail gerado pelo GLPI que será enviado para o Grupo ou Perfil cadastrado:
[1] = Status do chamado / Titulo do Chamado
[2] = Link direto para o chamado
[3] = Descrição do Chamado (resumo)
[4] = É referente a todas as modificações/alterações (follow-up) incluídas no chamado.
Observação: Lembrado que para isso funcionar corretamente todos os usuários cadastrados deve estar com o e-mail válido cadastrado a sua conta no GLPI.
Dúvidas, sugestões e/ou críticas entre em contato por e-mail ou comentem o post.
Até a próxima.
Comentários
217 respostas para “Notificações por e-mail no GLPI”
Willian a mensagem é problema na autenticação. Tente como outra conta de e-mail para testar.
Thiago veja se pode me ajudar com o erro abaixo.
Possuo vários domínios de diferentes produtos, o coletor de e-mail de abertura de chamado esta no domínio ciclano.com.br e o remetente de notificação da entidade do chamado esta no mesmo domínio ciclano.com.br, porém o e-mail configurado para enviar a notificação esta no fulano.com.br.
e esta dando este erro no momento do envio da notificação
Obs.. Esse erro não acontece quando faço o mesmo procedimento via gerenciador de e-mail como outlook ou thunderbird, eliminando a possibilidade de ser o provedor de e-mail.
The following From address failed: marketing@notaeletronica.com.br : MAIL FROM command failed,Authentication domain must match sender domain (Domínio da autenticação não confere com o domínio rementente) ,530,5.7.1SMTP server error: MAIL FROM command failed Detail: Authentication domain must match sender domain (Domínio da autenticação não confere com o domínio rementente) SMTP code: 530 Additional SMTP info: 5.7.1SMTP server error: MAIL FROM command failed Detail: Authentication domain must match sender domain (Domínio da autenticação não confere com o domínio rementente) SMTP code: 530 Additional SMTP info: 5.7.1
Operação falhou
Você precisa cadastrar as contas de e-mail e vincular via regra para cada entidade.
Lucas quais grupos adicionou na configuração da notificação?
Olá, gostaria de saber como configurar a notificação para um setor específico, por exemplo, Administração, só quem está dentro desse setor recebe notificação quando o mesmo é atribuído para atender o chamado. Eu configurei uma nova notificação, porém está mandando email para todos os outros usuários.
Thiago tudo bem?
É possível configurar uma conta de e-mail por Entidade?
Tenho algumas entidades em meu GLPI com dominios/ provedores distintos e para cada uma precisaria utilizar uma conta especifica, porém à principio não encontrei tal possibilidade na interface.
Obrigado.
Taibi seu GLPI está muito desatualizado, aconselho a atualizar para versões mais recentes compatíveis com sua estrutura. Não me recordo se esse versão tem problema.
A configuração é simples para notificação SMTP. É servidor SMTP + tipo de conexão segura + porta.
Thiago, boa tarde!
Você já configurou uma conta do Office365 ou do Hotmail para envio de notificações no GLPI? Pois estou tendo um grande problema para configurá-los, pois eles exigem SMTP+TLS na porta 587 🙁
A minha versão do GLPI é a 0.84.2
Laercio entre em contato por e-mail ou skype para te ajudar. Caso necessite, presto consultória e faço a correção.
Andre a mensagem está relacionada ao destinatário do e-mail, a conta existe ainda?
Diego se ainda estiver com o problema entre em contato por e-mail ou skype thiago_passamani.
@Thiago Aras: @Thiago Aras: Bom dia amigo, estou com o mesmo problema, você ainda tem esse código?
Nao consegui acessar aquele link.
Obrigado.
Oi amigo o meu não envia notificações por e-mail de jeito nenhum preciso de ajuda desde já agradeço atenção
Ola Thiago, meu sistema tem dado erros para enviar notificações por e-mail, ja procurei em todos os lugares, mas ate agora não consegui achar uma solução.
(antes ele funcionava normal, parou de uma hora para outra)
Erro ao enviar o e-mail
SMTP Error: The following recipients failed:
Operação falhou
(0 problemas de autorização, 1 falhas)
Será q voce consegue me ajudar?
Thiago,
Socorro! estou com o glpi configurado no Azure, versão 0.90 e já tentei de todas as formas configurar o envio de notificações por e-mail e a abertura de chamados por e-mail e não consigo, podes me ajudar? utilizamos gmail como registro mx.
Thiago posso sim, mande as configurações realizadas.
@Thiago Passamani: Olá, não encontrei a opção para habilitar as notificações ao requerente. Em followup está adicionado o requerente e observador, mas mesmo assim só o administrador recebe as notificações. Será que você poderia me ajudar?
Marcio nas configurações das notificações você deve colocar para que o requerente receba as notificações, creio que vá resolver.
Thiago, veja se pode me ajudar. Ativei a notificação e está funcionando perfeito! Agora ativei o destinatário, e também está funcionando, o usuário manda o e-mail e o chamado é aberto automático. Porém, quando é aberto chamado por e-mail o usuário não recebe nenhum tipo de notificação, nem quando abre e nem quando é alterado a sua OS. Será que é algum parâmetro que não estou configurando. Obrigado.
Felipe você deve estruturar isso em “NOTIFICAÇÕES” quem deve receber os emails. Porém escreve melhor a estrutura para poder te ajudar.
Julio nesse caso você vai precisar tratar melhor a forma que está distribuidos os emails e usuários. No caso você usa email compartilhado?
Boa tarde Thiago, parabéns pelo seu trabalho tem me ajudado muito, obrigado.
Minha situação é o seguinte, tenho diversas Entidades(clientes) e cada cliente desse tem um email que eu gostaria que toda vez que eu abrisse um chamado para a entidade chegasse um email para esse cliente especifico, sabe como fazer ?
abraços
Boa tarde Thiago,
No meu GLPI , 1 usuário cadastrado possui vários endereços de e-mail, pois criei 1 usuário para cada setor. Porém, ao abrir um chamado por e-mail, a resposta automática é enviada para o e-mail padrão do usuário ao invés do endereço de e-mail que abriu o chamado. Alguém sabe se essa configuração pode ser modificada ?
Grato.
Boa tarde Thiago,
eu utilizo a versão do GLPI 0.84.5
Será que há problema em atualizar para a 0.90.1 ?
Ou seria melhor fazer as atualizações anteriores para chegar na 0.90.1 ?
Obrigado amigo.
Abraço.
Boa Tarde Senhores,
Usamos o glpi a um ano e realmente é uma ferramenta muito boa, agora estamos na versão 0.90.3. E tanto na anterior 085.5 como na atual, temos dificuldades de utilizar os avisos de fim de contrato. Alguém saberia informar como configurar para que os alarmes de vencimento de contrato sejam enviados para o e-mail do usuário ou do setor configurado para que quando entre no período de
vencimento (30 dias), envie um alerta toda semana ou todo dia e não apenas quando faltar exatamente 30 dias para vencer como é o que ocorre. O meu exemplo, é um contrato cadastrado com aviso 1 mês e no aviso por e-mail está “Término + aviso prévio”. Dai em Administração / Entidades/ Notificações, na opção Alarmes dos contratos está o valor Sim e em Valor padrão “Término + aviso prévio”, Para cartuchos e insumos tem a frequência, mas contratos não. Aguardo.
Paulo apenas com esse trecho fica difícil de ajudar. Poste as configurações realizadas para notificações no GLPI.
Thiago boa tarde tudo bem?
estou com erro no envio de email teste no GLPI. Não sei o que fazer.
Esta tudo configurado certo para envio do gmail.
Log de erro.
::1 – – [27/May/2016:12:33:02 -0300] “POST /glpi/front/notificationmailsetting.form.php HTTP/1.1” 200 365 “http://localhost/glpi/front/notificationmailsetting.form.php” “Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/50.0.2661.102 Safari/537.36”
::1 – – [27/May/2016:12:33:04 -0300] “GET /glpi/front/notificationmailsetting.form.php HTTP/1.1” 200 20376 “http://localhost/glpi/front/notificationmailsetting.form.php” “Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/50.0.2661.102 Safari/537.36”
::1 – – [27/May/2016:12:33:05 -0300] “GET /glpi/ajax/common.tabs.php?_target=/glpi/front/notificationmailsetting.form.php&_itemtype=NotificationMailSetting&_glpi_tab=NotificationMailSetting$1&id=1& HTTP/1.1” 200 5434 “http://localhost/glpi/front/notificationmailsetting.form.php” “Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/50.0.2661.102 Safari/537.36”
Gerson se não me engano estamos conversando sobre isso no Skype. Realmente seu caso tem que ser verificado acessando a base. Vamos conversar e presto a consultoria.
Bom dia,
Thiago parabéns por sua iniciativa, referente as notificações por email fiz a configuração do envio e está funcionando perfeitamente, mas quero troca o email padrão de envio então fiz troca do email e mesmo assim continua envia as notificações através do email antigo. saberia informa porque isso está acontecendo? Versão do GLPI glpi-0.90.3. fico aguardando sua resposta desde já meus agradecimentos.
Thiago qual seria o problema? Já olhou os logs?
@Thiago Passamani:
Thiago, estou com esse problema do glpi referente ao office36, poderia explicar mais detalhado esse processo de criação da regra ?
Thiago Pasqual
Eliane há nos tipos de notificações para quem será enviado os e-mails, dá uma olhada e veja se o técnico está inserido.
Bom dia!
O GLPI (versão 0.90.1) não está enviando notificação ao técnico quando o usuário do chamado inclui um acompanhamento.
Acessei a opção de Configurar>Notificações>Add Followup e ativei este serviço, porém mesmo assim não ocorre a notificação.
A opção de Habilitar acompanhamentos por e-mail também está ativa.
Existe algum tipo de configuração que esteja faltando?
Farid não sei se há, pois não utilizo o OCS. Entra na comunidade do OCS lá o pessoal pode te responder.
Welington nativamente não há, creio que uma customização de ações automáticas resolva seu problema.
Paulo você precisa criar uma regra no GLPI que quando for do gateway X adicione a Entidade X. É possível sim.
Lucas entre em contato por email ou por skype: thiago_passamani, vou te ajudar.
Thiago, boa tarde!
Li todo o tópico, refiz as configurações do GLPI e não encontrei a solução. às vezes está apenas faltando um pequeno detalhe sobre isso, que não estou conseguindo enxergar.
Meu cenário é o seguinte:
Utilizo o Office 365, o Outlook, e suas configurações para saída de email são:
Nome do servidor: smtp.office365.com
Porta: 587
Método de criptografia: TLS
Fiz as configurações normalmente, mas não deu certo, informando que o email de teste ao administrador não foi enviado.
Modo de envio de emails: já coloquei todos
Login do usuário: coloquei meu próprio email (suporte@ebegembalagens.com.br)
Senha: minha senha de rede
Qual a classe que o GLPI usa pra mandar email?
Uma vez apanhei para fazer enviar email através do formulário de contato do meu site, logo que mudamos do servidor da Localweb para o Office 365, e utilizei o PHPMailer, só assim consegui fazer funcionar.
Tem algo em que possa me ajudar?
@Thiago Passamani:
bom dia, quando é aberto um chamado por e-mail aqui, não vem a entidade, mas quando é aberto pelo help desk vem normal.
Tem como resolver este problema?
Thiago, bom dia!
Gostaria de te parabenizar pelo site, onde já usei vários de seus tutoriais para aprimorar o GLPI aqui da nossa empresa.
Gostaríamos de configurar uma notificação por email para nos alertar quando atingir um número de chamados para um determinado equipamento.
Por exemplo, foram abertos 10 chamados de corretiva para um computador.
Você sabe se é possível criar esta notificação no GLPI?
Desde já agradeço.
Abraços.
Welington
Gostaria de saber, se o GLPI integrado ao OCS, enviaria algum email referente a alteração de Hardware, se existir essa possibilidade, como fazer?
Att.
Bom dia Thiago, estou com um problema que não faço ideia de como isso começou a acontecer.
Tenho configurado nas notificações um servidor smtp para ser avisado sobre futuros chamados novos/excluídos/modificados e entre outros.
Utilizando o email do administrador ti@mrgnet.ind.br, servidor SMTP e porta 587, nunca me aconteceu problema algum até que começou a apresentar o erro:
“Erro ao enviar o e-mail
SMTP connect() failed.”
Não sei o que fazer, se eu desativo as notificações o erro ainda persiste.
@Thiago Passamani: Thiago, também estou com o problema do Hadelino, coloquei o email do suporte, mas não recebo a notificação, somente o usuário que abriu o chamado que recebe…
@Thiago Passamani: Thiago, também estou com o problema do Havelino, coloquei o email do suporte, mas não recebo a notificação, somente o usuário que abriu o chamado que recebe…
Boa tarde, estou tendo problemas com os acompanhamentos de e-mail, pois ele não consegue se conectar com meu servidor de SMTP, em nenhuma das configurações.
@Rosildo Fernandes:
Olá amigo, eu conseguir corrigir esse problema através deste link:
https://forge.indepnet.net/projects/glpi/repository/diff?rev=18896&type=sbs
É um problema na versão, existe um erro no código. É só cópiar o para baixo conforme o link. Abraço
Olá, estou tentando criar um esquema de notificação com o gmail:
E-mail do administrador —- spawol21@gmail.com
Modo de envio de e-mails —- SMTP
Servidor do SMTP —- smtp.gmail.com
Porta —- 465
Mas ao clicar em “Enviar e-mail de teste…” a página fica carregando por alguns segundos, em seguida a tela fica em branco. Sera se devo mexer no php.ini? o que pode ser?
Oi Thiago, boa tarde!
Meu caro, estou com um problema na versão GLPI 0.85.1, será que você pode me ajudar?
Após atualizarmos para essa versão, o GLPI não está enviando emails de “Novo Acompanhamento”(Follow-up), todos as outras notificações(“Novo Chamado”,
“Chamado Solucionado”, “Atualização de Chamado”) os emails estão sendo enviados.
Outro problema é a ação automática “Closeticket”, quando existe mais de 5 chamados para serem encerrados pela ação automática a mesma com status “Executando”.
Você sabe o que pode está ocorrendo para esses problemas?
Desde já agradeço a sua atenção.
Hadelino você precisa adicionar nas notificações o administrador ou gerente da entidade.
THIAGO
Toda entidade tem a opção notificação, e dentro dela tem o campo email do administrador. Como faço para toda vez que abrir um novo chamado ir um email para o administrador da entidade selecionada?
o email vai normal para o usuario que abriu mais nao vai para o administrador da entidade
Thiagão..
Cara configurei o plugin no GLPI para importação em massa do sistema OCS, obs os dois estão no mesmo servidor.
Só que quando faço a importação manual funciona mais a automatica não rola..Ta agendando tudo certo, conexão com o banco tudo…Não sei o que em mais..Será que é direito em pasta algo assim ??
Se precisar de informação do ambiente consigo te passar..
Boa tarde Thiago, vi que manja muito de GLPI me tira uma duvida onde eu encontro as pastas com os arquivos HTML do GLPI? só consigo ver inspecionando a pagina se puder me ajuda! abraço!
Thiago,
Nos emails recebidos na minha assinatura esta aparacendo a verão do glpi que estou utilizando. EX: Gerado automaticamente pelo GLPI 0.84.4.
Como tiro isso?
Boa noite Thiago,
Por gentileza me tira uma duvida. Tenho um glpi que consegue enviar email normal, porém ele manda para todos que estão no grupo de adminstrador (isso é valido para abertura de chamado, acompanhamento e encerramento). Tentei customizar a notificação apenas colocando para enviar email os: novo acompanhamento, os usuário requerente, observador e o técnico atribuído(isso retirando o administrador) para ele enviar email, porém se eu fizer essa modificação ele para de enviar email. percebi então q ele so está enviar as notificação se o “destinatário administrador” estiver incluso. Sabe dizer se preciso fazer mais alguma alteração pra esse redirecionamento de email ficar apenas para quem o chamado está atribuído?
Olá Thiago,
Seu blog tem me ajudado bastante, na implementação do GLPI na empresa, sendo que estou tendo um problema com a configuração do envio de e-mails automático.
Possuo o servidor Exchange Office 365, onde quando efetuo a configuração, ocorrem 2 problemas:
1 – “Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador ”
2 – Quando mudo a configuração para
Modo de envio de e-mails ( SMTP+TLS )
Servidor SMTP – smtp.office365.com
Porta – 587
Com o endereço e senha de e-mail ele processa até o momento que a tela fica branca. Como se não conseguisse completar a operação.
Já procurei em diversos blogs de fora também mas até o momento não obtive nenhuma dica consistente quanto a esse problema.
Como referência utilizo a versão 0.84.3
Desde já agradeço pela ajuda!
Abs,
@Rafael Souza: Você conseguiu resolver este problema? pois estou passando pela mesma situação.
Bom dia,
É possível remover a descrição do ticket ao enviar um follow-up ou mandar a descrição para o final do email?
no me funciona la configuracion de notificaciones al correo sale mensaje que se ha enviado la prueba al administrador pero no llega nada al correo
Thiago como eu deixo como padrão a opção “não” para e-mails followups ?
Felipe nas notificações você coloca em NEW TICKET o perfil do usuário que deve receber o chamado também.
Bom dia
Tiago
Existe a possibilidade de quando o usuario abrir um chamado, enviar uma cópia desse chamado para outro usuário a nao ser o e-mail padrão ( e-mail de TI responsavel por receber todos os e-mails).
Boa tarde Thiago Passamani Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente site…
Mais estou tomando raiva do glpi
Esta funcionando acompanhamento de e-mail blz… Obs: Na porta : 25
Consegui configurar o ldap.
Ocs junto ao glpi
mais não Consigui configurar o servidor de e-mail e nem um destinatário de e-mail famoso gateway de e-mail…
Uso a plataforma windows 7 base de testes
mais a ferramenta xampp.
Se puder me ajudar ficaria muito grato..
@marcio Andre: Conseguiu algum avanço a respeito disso!? Também gostaria de receber estes tipos de notificações!
Olá Thiago, blz?
Gostaria de saber se é possível alterar no campo assunto do e-mail, a informação que vem entre colchetes [GLPI #0000010] para o nome da empresa ou simplesmente remover.
Abraço e parabéns pelo trabalho.
@Mansur:
Consegui resolver este caso.
Administração -> Entidades
Selecione a sua Entidade e entre na Aba Notificações
No campo onde diz Prefixo para notificações coloque Chamado
Salve
Thiago, boa tarde!
Você sabe como alterar o assunto nos e-mails automáticos quando é aberto chamado, exemplo:
[GLPI #0000050] E-mail
Ficar
[Chamado #0000050]E-mail
Rogers já olhou as configurações do seu servidor, veja se tem algum log no glpi ou no sistema. Nunca tive problema assim.
Olá Thiago,
Estou com um problema no meu GLPI que é o seguinte:
Ao abrir chamados o GLPI funciona normamente só que trava de forma intermitente.
Utilizo:
-LDAP
-Acompanhamento por E-mail
-Ocs
Teve algum problema parecido ?
Paulo verifique se as ações automáticas estão configuradas corretamente.
Carol precisa customizar o código, mas tem como sim.
Olá Thiago, notei que se ninguém logar no GLPI durante o dia, os chamados recorrentes não são criados e também não envia emails. Mas se alguém logar na ferramenta ele passa a funcionar. Sabe como posso resolver isso ?
Att,
Thiago,
Preciso adicionar o campo Aprovação para torná-lo visível na notificação por e-mail. É possivel? O meu grupo solucionador deve visualizar na notificação se o chamado foi aprovado ou reprovado.
Grata
bom dia Thiago,
olha so eu tenho o ocs na versão 1.2 eo glpi 0.83.91
rodando no linux
como faço para o ocs ou glpi me notificar automaticamente sobre alteração de hardware e software para meu email.
desde ja agradeço.
Alexandre você já olhou nas notificações se está para enviar email para o técnico responsavel? Para atribuir você deve fazer regras de chamado para isso.
Caro Thiago, vc sabe se existe algum problema no glpi na ora das notificações por followUp?? o meu quando recebe os emails e abre os chamados não dispara o e-mail para os técnicos responsáveis. e também não atribui o chamado a um grupo automaticamente..
Martony essa configuração deve ser a mesma que você usa no seu client de email. Qual é a configuração que está fazendo hoje?
Caro @thiago e turma, conhece alguma configuraçao para o exim? COm GLPI?
Thiago,
Obrigado, belo tutorial. Funcionou perfeitamente.
@Thiago Passamani: Sim Thiago, até porque os e-mails de acompanhamento e encerramento dos chamados chegam normalmente, somente na abertura não está enviando para o requerente, já olhei em notificações e está configurado para (administrador da entidade, autor e requerente) receber as notificações na abertura, follow Up e encerramento do chamado.
Rafael já verificou nas notificações se está cadastrado lá para receber o email?
@Thiago Passamani: Thiago, atualizei para versão 84.4 mesmo assim quando abre um chamado o requerente não recebe a notificação por e-mail, tenho um processo que depende desse e-mail de abertura, tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Conforme informei anteriormente isso vem acontecendo depois que rodei a atualização para versão 84.x…
Desde já agradeço pela atenção.
Rafael Souza
Rafael atualize para a versão nova.
Thiago, Boa tarde
Tudo bem?
Estou com um problema de notificação, antes eu usava as versões GLPI 83.x e funcionava normalmente, depois que atualizei para a versão 84.2 na abertura do chamado o requerente não recebe mais as notificações de abertura somente na abertura, não efetuei nenhuma alteração de notificação,
Por favor, poderia me ajudar a solucionar esse problema…
Muito Obrigado pela Atenção.
Rafael Souza
Márcio verifica as permissões do diretório.
Tinha a versão no site 0.83.91 e fui migrar para versão 0.84 porem ao inciar o processo de instalação a tela fica branca, estou utilizando o PHP 5.3.26, alguém sabe como resolver este problema na migração
Marcio
Ola galera,
Estou com um enorme problema. Estou na versão GLPI 0.84.2 porém como que faço para configurar o e-mail. Tem que fazer alguma alteração no arquivo php.ini no Linux Ubuntu Server.
E que eu coloco nas opções. Notificações e Servidor de e-mail
E-mail do administrador?
Modo de envio de e-mails
Servidor do SMTP.
As contas de e-mail da empresa fica externo, e não temos Exchange na empresa.
Alguém pode me ajudar por favor?
Victor você deve olhar as regras, lá você pode atribuir a entidade conforme o gateway de email.
Boa tarde pessoal.
Depois de muitas pesquisas no google e rever diversas vezes as configurações do GLPI, conclui que o meu problema nada tem a ver com as novas versões do GLPI, e muito menos, existe erro de configuração no sistema. O problema, nada mais é que usuários de uma entidade abrindo chamados via e-mail em outra endidade.
Eu já estou vendo um forma de contornar esse “problema”.
Obrigado pelo tempo dispensado e parabéns pelo blog.
Clayton obrigado pela participação.
Victor verifica se a regra “Regras para atribuição de um chamado criado através de um coletor de correios” se aberto por Gateway de email adiciona entidade do usuário.
Swellen é possível, você deve configurar as regras para que aquela categoria especifica seja atendida pelo técnico responsável e nas notificações colocar para técnico responsável pelo chamado.
Se alguém se deparar com esse erro abaixo, lembre-se de seu firewall (Selinux no meu caso):
“Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador”
Mudei o modo para permissivo e o teste se deu com perfeição.
@Thiago Passamani: Bom dia Thiago.
Todos os usuários do GLPI possuem um e-mail vinculado. Quando eles abrem chamado através do sistema, as notificações funcionam normalmente. Apenas quando abrem chamado via e-mail é que não recebem nenhuma notificação por e-mail. O curioso é que chamados abertos por e-mail de requerentes anônimos disparam as notificações do chamado por e-mail normalmente. Só percebi essa falha depois de atualizar para a versão 0.84. As versões seguintes também apresentam essa característica .
Thiago,
Fiz os testes e funcionou, agora minha pergunta é.. consigo configurar o GLPI para que a notificação ao serem abertos chamados para uma categoria específica a notificação seja enviada somente para o responsável por aquela categoria?
Ex: tenho chamados tanto de TI quanto de infraestrutura predial, sendo que os responsáveis são diferentes. Queria que chamados de TI fossem notificados ao responsável por esta àrea e os de infra a seu determinado responsável tb, sem que ambos recebam notificações dos dois tipos. Seria possível?
Victor se a abertura do chamado for por email, o email tem que está vinculado há um usuário do GLPI para funcionar.
Bom dia, gostaria de quando o usuario respondesse o email que tem por assundo o protocolo ele gerasse um Tramite e não abrir um novo chamado, como devo proceder?
Bom dia.
Quando utilizava o GLPI 0.83.7 configurei o recurso de notificações e tudo funcionou numa boa. Nesses dias, já utilizando a última versão 0.84.3, notei que os chamados abertos pelos usuários do sistema utilizando e-mail institucional não estão disparando as notificações. O curioso é que se estes usuários abrirem o chamado através da interface do próprio GLPI as notificações são disparadas para seus e-mails institucionais, e também, os usuários anônimos que abram chamados por e-mail pessoal recebem as notificações.
O problema aparentemente está apenas com os usuários (e seus e-mails institucionais)constantes no sistema GLPI.
Alguém passou por algo parecido? Alguma ideia de solução?
Danilo você deve incluir o “Técnico trabalhando no Chamado” e o “Requerente”.
Thiago bom dia.
Gostaria que me informasse qual os destinatários devo adicionar para receber notificação de chamado, visando que quem abre, quem é atribuído são as pessoas que devem receber a notificação.
Realmente acabei colocando errado.
@Tiago:
Encontrei!!
Em /inc Conseguimos alterar o titulo do email no arquivo “notificationtargetticket.class.php”
O Titulo fica na função getSubjectPrefix .
@Rodrigo:
Apenas para complementar: as duas tags nos templates alteram somente apos os colchetes no campo assunto. EX: [GLPI #00001] Chamado….
O ##ticket.action## informa qual a ação no chamado. Se é um novo…follow-up, fechado…etc…Pelo que vi em outros foruns, é em algum script dentro do diretorio INC que devemos alterar. Mas não encontrei os arquivos mencionados por eles. O meu GLPI é 0.83.91.
Obrigado!!
@Thiago Passamani:
Oi Tiago,
Não funcionou.
Rodrigo é possível. Tente remover ##ticket.action## das notificações padrão e veja se irá sumir.
Bom dia, é possível alterar aquele GLPI do campo assunto dos emails enviados pelas notificações?
Awerik em “notificações -> notificações” você deve incluir o usuário para receber as emails também.
Thiago, mais uma vez parabéns pelo site e pelo post.
Configurei o GLPI 0.84 + OCS 2.0.5, Estão rodando certinho, com um detalhe.
Quando um usuário abre um chamado o administrador recebe o emaildo chamado mas o usuário não. Quando eu fecho, ele encaminha o e-mail pra todos como tem que ser.
Tem como dar uma luz?
Obrigado
Agenilda qual é o servidor de email? Está usando Linux ou Windows? Quais as configurações foram usadas para configurar?
Juliano tenta verificar se as notificações vocês está mandando para “usuários” + “técnico do chamado”, se tiver muitos endereços para ser enviado demora um pouco. Outra coisa verifique se há atualização para o seu servidor também.
Uso o GLPI 0.71.2 e não consigo configurar o envio de e-mail, o erro que dá é esse: Falhou ao enviar e-mail para o administrador
favor me ajude!
Ola Thiago!!!!
Tenho a versão 0.83.91 do GLPI instalada encima de uma plataforma Ubuntu server e integrado com AD no Windows Server 2008, na instituição onde trabalho. O que tem acontecido é o seguinte: Quando ativo as notificações via e-mail ele começa apresentar lentidão na abertura e atualização dos chamados, se desativo ele funciona perfeitamente.
O que ocorre é que ele demora em torno de 30 a 40 segundos para abrir ou atualizar um chamado. Sem as notificações ativas esse mesmo procedimento é instantâneo.
Essa lentidão só ocorre com as notificações ativadas não retornando nenhum erro, e os e-mail são enviados normalmente.
Teria alguma configuração que para efetuar para que não ocorresse essa lentidão.
Abraço
Douglas essa mensagem é que está com a configuração errada. Qual a versão que você usa?
Jefferson você deve colocar no perfil (ou criar um especifico) que ele só pode ver o chamados do grupo e não pode visualizar TODOS OS CHAMADOS.
Pedro no cadastro do usuário o e-mail está cadastrado? Na parte de Notificações você deve inserir em todos os itens que não tiver o “Requerente” + “Técnico responsavel pelo chamado”.
Thiago,
primeiramente parabéns pelo blog, ele é fantástico e me ajudou muito na implantação do GLPI aqui na empresa onde trabalho.
Fiz os procedimentos indicados e na hora do teste retornou positivo.
No entanto, quando usuário do AD loga no GLPI e abre o chamado, ele não recebe a notificação por e-mail, nem dos follow-ups e nem de encerramento. Apenas e-mail cadastrado como administrador GLPI está recebendo estas notificações.
Fui em Configurar>Notificações>Notificações e em Add Followup acrescentei em Destinatários o item Autor, apesar de que o item Requerente já estava adicionado, e mesmo assim o usuário comum não é notificado do novo Followup.
Não tenho a menor ideia de onde possa estar o erro, uma vez que na hora de abrir o chamado o GLPI já deixa por padrão SIM como notificação por e-mail e já mostra o e-mail correto do usuário AD/LDAP.
Agradeço pela atenção,
Pedro Lima
Estagiário de TI
@Thiago
Estou configurando meu servidor SMTP para receber notificação por e-mail. Coloco todas as informações corretas, porém quando clico em enviar e-mail teste, apresenta o erro: Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador.
O que pode ser isso?
Olá Thiago. Tudo bem ?
Já fiz está configuração, mas o grupo do departamento recebeu todos as ocorrências abertas por outros departamentos.
Gostaria que este departamento recebesse apenas o que ele abre.
Poderia me ajudar em relação a isso ?
Obrigado.
Jefferson
Jefferson você pode muda para que as notificações sejam enviadas para o grupo é não para o requerente.
Thiago. Parabéns pelo post, isto ajuda muito as pessoas.
Dúvida(Simulação): É possível que um departamento inteiro, receba as ocorrências que apenas este departamento abre ? Ou seja, um usuário do RH abre um chamado e o departamento inteiro do RH recebe este chamado por email, além do TI, claro.
Aqui na empresa, implantei esta ferramenta, mas não consegui configurar esta parte, se for possível por favor me ajuda.
Obrigado.
Jefferson.
Meu amigo, estou com problemas. Segui passo a passo o post sobre implementaçao de um SMTP Relay com PostFix (http://blog.gaudencio.net.br/2012/11/linux-smtp-relay-com-postfix-para-gmail.html?showComment=1373725774982#c637809829169381289). Pois aqui onde implementei GLPI + OCS o server é interno (UBUNTU SERVER). Ou seja, encontrei neste tutorial uma saida para o envio de notificaçoes.
Aparentemente está funcionando, pois quanto faço o teste de envio de email, ele diz que o email foi enviado com sucesso para o administrador. Porem quando vou para a caixa de entrada, spam e tals.. Nao veja NADA!
Ja testei com emails diferentes e nada. Segue abaixo configuraçao do meu GLPI:
===================================
Habilitar follow-up via e-mail : SIM
URL da aplicação : 192.168.0.3/glpi
E-mail do Administrador : administrador@gmail.com
E-mail do ‘reply-to’ do administrador (se necessário) : administrador2@gmail.com
Nome do Administrador : Admin
Nome de resposta (se necessário) : Admin
Assinatura de e-mail : Teste
Método de envio dos e-mails : PHP
Servidor do SMTP : smtp.gmail.com
Usuário do SMTP : empresa@gmail.com
Porta : 25
Senha do SMTP : ********
===================================
Gostaria de alguma ideia.
Diego, boa tarde!
Na notificação que é enviada por email, o campo Data de Vencimento, está ficando em branco. Apenas no sistema consta essa informação. O que posso fazer?
Boa Tarde Thiago, gostaria de tirar uma duvida…
estou com problemas para configurar o follow-up do meu glpi…
Método de envio dos e-mails : Já colquei os três ( SMTP, SMTP-SSL e SMTP-TLS)
Servidor do SMTP : smtp.gmail.com Usuário do SMTP : Coloquei meu usuario
Porta : Ja tentei as portas 25 / 110 / 465 / 587 Senha do SMTP : senha do meu email
Descomentei algumas linhas no arquivo php.ini , ficaram assim as linhas:
sendmail_path = “\”C:\xampp\sendmail\sendmail.exe\” -t”
; XAMPP: Comment out this if you want to work with an SMTP Server like Mercury
SMTP = smtp.gmail.com
smtp_port = 587
Meu servidor é um Windows server 2008.
O dominio do meu email é cadastrado no gmail.com.
A versão do GLPI é 0.83.8.
Sempre dão o mesmo erro quando peço para enviar uma email de teste para o administrador;
Ou dá “SMTP Error: Cloud not authenticate.
ou
Could not connect to SMTP host.
Quando é no tipo SMTP+TLS a página fica carregando e depois vai para uma pagina toda branca.
Preciso muito de sua ajuda… Alguém ai ja conseguiu realizar essa configuração com sucesso???
Thiago, tudo bem?
Estou com um problema na implementação do GLPI, resumindo não consigo enviar notificações e nem a parte de abertura de chamados por e-mail.
Será que teria como você me ajudar?
Eu consigo pingar e fechar telnet no servidor de e-mail
Segue os dados do ambiente
Servidor de E-mail:
– Exchange 2003
Porta 587, 110, 25, 443 e 995 liberadas
Configurações da aplicação
Versão – glpi-0.83.6
SO – Debian 6
Configurações:
• Home > Configurar > Notificações > E-mail
• Método de envio dos e-mails : SMTP
• Servidor do SMTP : IP do meu servidor
• Usuário do SMTP : bazzo.paulo (também tentei com o Bazzo.paulo@dominio)
• Porta 443 (também tentei com a 25 e com a 110)
Alguém já utilizou alguma conta do hotmail no glpi ?
Estou configurando meu servidor SMTP para receber notificação por e-mail. Coloco todas as informações corretas, porém quando clico em enviar e-mail teste, apresenta o erro: Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador.
O que pode ser isso?
Matheus sim se for Linux php5-imap e se for Windows tem que liberar no php.ini [code][/code];extension=php_imap.dll[\code]
Olá Thiago Passamani ,
e quando aparece esse erro .:
Gateway de e-mail
Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP
como devo proceder ?
@Cristiano:
Bom dia Pessoal… Hoje realizei alguns testes para desencargo, e vi que:
Ao realizar a configuração de email para envio de notificações com o “smtp.gmail” onde o mesmo utiliza a segurança tls, há um bug ná hora do envio, o glpi não consegue conversar com servidor de emails através deste protocolo. Levando assim aquele cenário que eu citei(tela do navegador ficando branca). Realizei ainda outros testes e so consegui enviar email a partir de servidores que trabalha com o protocolo smtp e smtp+ssl. Bom com tudo se alguem conseguir configurar o gmail com protocolo smtp+tls favor dizer o que foi feito. rsrs!
Ps.: Realizer a configuração dos arquivos Sendmail.ini e php. ini para poder realizar o envio… até mais pessoal”!”
Bom depois de varios testes, só não consigo so não consigo enviar email a partir da conta google.
Configurações SMTP+TLS
Dominio SMTP.GMAIL.COM
Num vai nem amarrado! Se alguem souber como me fala ai pfv.
Bom amigo, já tentei configurar com outra conta “GMAIL” mas não tive sucesso! Continuo pedindo pra fazer o teste de envio, e ele direciona pra uma pagina em branco. Vou desistir desta parte do GLPI, quem sabe em um outro momento eu tente configurar a notificação. Obrigado. qq coisa avisa! 🙂
Cristiano nessa versão está funcionando, tente verificar as permissões tanto do executável quanto do domínio que está utilizando e veja se as informações estão corretas.
@Cristiano: Correção a versão a qual eu instalei foi a 0.83.4
@Thiago Passamani:
Bom Thiago, realizei o que o amigo Guilherme fez..
Arquivo php.ini descomentar linha:
sendmail_path = \xampp\sendmail\sendmail.exe -t -i
E tb troquei a versão de 0.80.7 > 0.80.4
E continuei com o mesmo problema… Amigo Thiago, vc conhece uma versão em que os serviços estejam funcionais?
Att,
Cristiano tem que ver se não é bug da versão que está usando.
Olá amigo… Realizei a configuração conforme explicado acima, porem quando peço pra enviar um Email teste para o administrador o navegador fica processando e pouco tempo depois a tela fica toda branca. Estou utilizando a versão 0.80.7. Já viu tal cenário ?
Rosildo veja se os arquivos estão com a permissão correta e veja se o seu usuário do GLPI está com as permissões para executar essa ação.
Estou configurando o GLPI, já consigo fazer algumas coisas, porém não estou conseguindo configurar as Noteificações, coloquei como SMTP, o IP do servidor de e-mail, meu e-mail como administrador e sempre aparece a msg: THE ACTION YOU HAVE REQUESTED IS NOT ALLOWED. RELOAD PREVIOUS PAGE BEFORE DOING ACTION AGAIN
Alex você me adicionou no msn? Posso acessar do maquina para fazermos a configuração, o que acha?
Tiago, por favor amigo, ainda continuo sem conseguir enviar notificações pelo GLPI ja fiz os testes instalando o outlook no windows 2008 server onde ele está instalado e envia normalmente, ja te mandei por email ha alguns dias e aguardo sua orientação.. Muito obrigado amigo ..
Caro Thiago, a configuração de envio de e-mail após a abertura do chamado aparentemente esta correta em relação ao que você explicou acima. Mas ainda esta dando erro de autenticação no envio do e-mail teste. Existe algo que você possa nos dizer em relação a configuração desse serviço que devemos nos atentar para esse erro não acontecer?
Muito obrigado por hora!
Olá Thiago,
Parabéns pelas dicas, foi muito útil para mim, quero deixar aqui a minha colaboração para quem configurar a conta do gmail para envio os emails:
1 – Método de envio de email > SMTP
2 – Servidor do SMTP > smtp.gmail.com
3 – Porta > 25
4 – Usuário do SMTP > Seu email do gmail
5 – Senha do SMTP > Sua senha do gmail
Um abraço a todos.
João as permissões são para o Linux, bom no Windows 7 você tem que verificar os logs para saber o que pode ser.
@Thiago Passamani: Thiago, não localizei estas permissoes que vc mencionou, porem, instalei em outra maquina (Windows Xp), esta enviando emails corretamente pra todos os grupos selecionados, e qnd envio um email de teste pro admin, rapidamente ele é enviado. Qnd faço o teste na maquina que esta com os erros (W7) fica processando mais de 1 min e aparece aquele erro HTTP 500, e o email demoraaa pra chegar (Alguma ideia do que pode ser) As configurações estao as mesmas. Vou instalar o GLPI no servidor que ficara em produção para ver se vai dar certo, espero…
João Paulo verifique as permissões, mude para “Técnico Responsável” e se não funcionar envie as telas para mim.
Ola Thiago td bem? Estou testando a versão 0.80.7 e não esto conseguindo receber e-mail de notificação pro requerente e pro tecnico, somente o admin esta recebendo. As notificações para novo chamado e chamado atualizado estão add assim: administrador, tecnico trabalhando nesse chamado e requerente. No perfil do usuario esta cadastrado o email corretamente. Meu servidor de email é externo.
Tambem quando estou adicionando um chamado ou atualizando, o browse fica carregando mais ou menos 1 min e logo apos aparece esse erro:
HTTP 500 – Erro interno do servidor
O site não pode exibir a página
HTTP 500
Causas prováveis:
•O site está em manutenção.
•O site tem um erro de programação.
Você pode tentar:
Atualizar a página.
Voltar para a página anterior.
Mais informações
Agradeço desde já
João Paulo
Valkir envia pra mim a tela de configuração e me fale se o servidor é próprio ou não. contato[at]thiagopassamani.com.br
Bom dia Thiago,
Estamos utilizando o GLPI aqui na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) desde o ano passado. A partir desta semana estamos integrando o GLPI com nosso servidor de e-mail. Na parte de recebimento de e-mail está tudo ok. Estou com dificuldade no envio de follow-up para o usuário, pois ele não consegue enviar e-mail para o requerente. Aparece a seguinte mensagem: “Erro no servidor,
O site encontrou um erro ao recuperar https://glpi.ufopa.edu.br/front/ticketfollowup.form.php. Ele pode estar em manutenção ou configurado incorretamente”. E quando eu peço para enviar e-mail de teste para o administrador no menu configurações>notificações, ele envia normalmente. Você pode me dar uma ajuda nisso?
Paulo Cesar no comentário do Guilherme ele descreveu como usou a configuração para o gmail.
Aqui tem o link http://www.thiagopassamani.com.br/glpi/notificacoes-por-e-mail-no-glpi.html/comment-page-2#comment-401
Thiago bom dia,
qual a configuracao para notificacoes no gmail, nao esotu conseguindo enviar os emails.
Alex veja se tem alguma coisa desativada nas notificações ou se foi desativado o envio de follow-up.
Caro Thiago.
Estou usando o GLPI na empresa, no qual trabalho, na versão 0.78.2 e no início somente eu e meu companheiro da TI abríamos os chamaodos de suporte. até então só ativamos as notificações para um e-mail genérico que criei para acompanharmos os chamados abertos, foloow-up, solucionados e encerrados, mas desde que divulguei o GLPI para os usuários abrirem os chamados, configurei o requerente nas notificações para tb receber os e-mails e não sei porque o follow-up parou de funcionar tanto para o usuário admin e requerente. as demais notificações funcionam normalmente. Já removi e inseri novamente. criei uma nova notificações de follow-up, mas não funciona. pode me ajudar?
Thiago bom dia,
Espero que possa me ajudar. Não estou conseguindo mandar as notificaçoes para o email que esta configurado, que no caso é o gmail… qual a configuracao posso usar? desde ja agradeço.
Caro Thiago.
Tenho dúvidas qto as notificações. Minha versão do GLPI é 0.78.2 e as notificações por e-mail a equipe de TI e ao requerente funcionam para abrir, solucionar e encerrar chamados, porém para as follow-ups não consigo descobrir porque não funciona. Nesta versão do GLPI que estou é diferente do seu print acima. para mim aparece uma lista de nomes como Add Task, Alert Reservation, Add folloup, entre outros. Na notificação de Followup, além do perfil admin, no qual estou, adiciono o requerente, e está como ativo o envio do e-mail, etc etc, mas não recebemos nenhum e-mail. Consegue me ajudar?
Desde já agradeço sua atenção
Tem possibilidade de alterar o assunto dos e-mails de notificação?
@Jefferson Luiz Silva: Externo como? Google, Yahoo ou é próprio?
tenho o seguinte problema, meu email e externo e usa ssl não consigo enviar e-mail de forma nenhuma@João Neto:
@Guilherme Moura: Que bom que conseguiu.
Problema resolvido
No meu caso eu utilizo o XAMPP
Versao do GLPI 0.80.1
Metodo: SMTP
Servidor SMTP: smtp.gmail.com
porta: 25
usuario: meuusuario@gmail.com
senha: *******
Arquivo php.ini descomentar linha:
sendmail_path = \xampp\sendmail\sendmail.exe -t -i
Mais detalhes do meu problema.[
Versao do GLPI 0.80.1
Metodo: SMTP+TLS
Servidor SMTP: smtp.gmail.com
porta: 587
usuario: meuusuario@gmail.com
senha: *******
Ja ativei nas configurações do google o POP3 (apesar de nao utlizar) e IMAP , a opção SMTP nao encontrei…
Apos aguardar o carregamento a pagina fica em branco.
Nao vejo nenhum problema na configuração, tentei tbm com SMTP+SSL E SMTP.
Obrigado!
Ola, alguem conseguiu configurar o smtp utilizando o gmail? Versao 0.80. Se alguem conseguir ajudar eu agradeço.
Thiago.
Descobrimos. Era besteira. Mudaram a segurança do smtp para smpt+ttl.
Alteramos o campo e deu certo.
Obrigado pelo retorno.
@Alex Bueno envia suas configurações para que possamos verifcar o problema.
@Bruno Cambraes me envia a tela ou escreve aqui como que está configurado e em qual servidor de email você está utilizando, ok?
Caro thiago.
Meu GLPI estava configurado a notificação por e-mail, mas desde que troquei a senha do e-mail e atualizee-a no GLPI, exibe “Falhou ao enviar e-mail para o administrador”. Até já testei outras contas de e-mail da empresa (exchange) e tb do hotmail, configurando o smtp, porta, tudo ok, mas continua apresentando o erro.
Não sei o que pode ser, pois como citei acima, apenas atualizamos a senha e não funiconou mais.
Há algum outro local que devo configurar a conta de -email?
Bom Dia,
Apos configuração esta apresentando a seguinte mesnsagem ao enviar email de teste:
“Falhou ao enviar e-mail para o administrador”
Pode me ajudar,
Aguardo.
@edilton veja se está dessa forma:
Clique em “Configuração dos alertas e follow-ups por e-mail” ou “Alerta de e-mail e configuração followups”, depende da versão do GLPI e da tradução do arquivo.
Caro Tiago.
Na versão 0.78.4, não tenho a aba “Configuração de Notificações”, em notificações. Então, aonde posso encontrar estas opções na minha versão.
Obrigado.
Edilton Ferreira
@Edilton realmente assim que der tempo estarei atualizando o post com esses detalhes.
Muito obrigado pela sua grande contribuição. Testei as configurações e funcionaram perfeitamente. Somente alguns detalhes de configurações que mudaram para a nova versão.
@Leo realmente estava faltando algumas coisas escritas nesse post, fiz atualização agora e está em VERMELHO, ok? Veja se te ajuda e se tiver dúvida novamente pode entrar em contato.
Estou usando a versão 0.78.2 mas não consigo visualizar “Configurações de Notificação”, em Notificações apenas aparece “Configurações, Opções de alarme, Others Alarms”. Precisa habilitar alguma opção ou instalar algum plugin para customizar as notificações?
Obrigado,
Leo
@Alex_fsi tente verificar o log do seu servidor.
Thiago, boa tarde!
Estou tentando configurar a notificação por email, mas não estou obtendo sucesso, visto que a mensagem Could’nt authenticate está sendo exibida.
Tenho uma aplicação no mesmo servidor, porém em asp.net que utiliza configuração semelhante sem informar uma senha e funciona corretamente.
Se puder me auxiliar, agradeceria mto.
Meu msn é alex_ressu@hotmail.com
Obrigado.
Verifique os logs do seu servidor de email ou veja se o email está configurado certo no grupo em questão.
@Thiago Passamani: Bom Dia Thiago,
O GLPI que implantei está com problemas nas notificações por e-mail, não está enviando notificações para os analistas que fazem parte do grupo solucionador quando o chamado é aberto.
Já passou por alguma situação parecida?
Grato desde já,
Att,
Denis Queiroz
Bom Dia,
Tenho uma dúvida, após a abertura do chamado os analistas que estão no grupo responsável pelo atendimento não estão recebendo e-mail.
Mas os serviços de menssagens ao abrir, fechar, estão enviando as menssagens normalmente.
Onde será que estou errando?
Att,
Denis Queiroz
@Naty realmente o layout do email ainda não é “bonito”, mas existe algumas formas de mudificar usando o próprio GLPI, na versão 0.78.2 tem como fazer alteração.
Ainda não modifiquei muita coisa no meu, pois aqui treinamos os usuários.
Vou tentar descrever a alteração que pode ser feita no layout do email o mais breve possivel.
Thiago,
Essa parte de configurar para enviar os followups por email eu já fiz e funciona perfeitamente. Mas aqui na empresa, as pessoas não estão lendo o email de followup por causa do formato dele; a informação que realmente interessa acaba se perdendo porque várias outras são adicionadas.
Tenho tentado mudar o layout no php, mas não tive sucesso. Você tem alguma dica?
@Marcio Azevedo aparece alguma mensagem de erro ou simplesmente não aparece nada?
Thiago, como faço para abilitar a aba Configuração de Notificações, pois no meu não aparece, estou usando a ver são do GLPI GLPI 0.78.2
@Paulo César realmente não sei o que pode ser. Já tentou verificar os logs do seu servidor de email?
ola
como sou principeante neste assunto gostaria que voce me manda um passo a passo de como eu posso
criar
um perfil so para usuario abrir chamado ,poder botar as suas descriçoes
e outro onde podem assumir o chamado poder botar descriçao ma sem que o usuario altere quando nao fexar o mesmo
resumindo o basico para poder trabalha entre tecnico e usuario em uma empresa
desde ja agradeço
Bom dia meu glpi esta configurado como no seu post .
tenho 2 sites e os 2 estão funcionando .
porem 1 deles demora 24 horas pra chegar a notificação vc pode me ajudar ?
@Dieison Fabretti: Que bom que está funcionando e respondendo outra pergunta sua o GLPI é muito bom e está ficando cada dia mais util com as atualizações.
Só para lhe dizer Thiago que o problema foi resolvido. A princípio, aqui em nosso ambiente, o servidor SMTP não necessita de autenticação na intranet! Ele funcionou sem probelmas. Experimenta assim o teu Enzo!
Abraços
@Dieison Fabretti: Realmente não sei o que está acontecendo com a instalação de vocês, vou ter que estudar essa mensagem de erro. Outra coisa tente instalar o GLPI sem utilizar o apt-get para ver se funciona, ok?
Breve estarei comentando sobre esse assunto novamente nesse post.
THIAGO,
Boa tarde.
Estou com o mesmo problema do amigo Enzo: instalei o Ubuntu Server, com AMP e utilizei do recusros apt-get install glpi. Td OK! O problema é que não consigo fazer funcionar a notificação de e-mail, dá a mesma msg e nada :S! Coloquei outros e-mails como tu falaste para ele fazer e nada tb! Aparentemente parece ser um bom software, mas o básico não consigo fazer funcionar :S! Tenho o ocomon funcionando blz!
Abraços
@Enzo já passei por isso, tente mudar o email do administrador para ver o que acontece.
Thiago,
Eu instalei o GLPI no Ubuntu Server e configurei as NOTIFICAÇÔES exatamente como descrito no seu tutorial. Porém, não consigo efetivar o teste de notificação (dá a seguinte mensagem: Failed to send email to administrator.
Basicamente eu estou utilizando a opção SMTP (não o PHP) e já coloquei o IP do meu Servidor SMTP. Temos outras aplicações que se utilizam desse servidor (Nagios por exemplo) e estão operando normalmente para o envio de mensagens.
Também já chequei e a porta do servidor é a padrão para SMTP.
@Eloi: Manda um print da tela de configuração do seu GLPI, para o meu email contato[a]thiagopassamani.com.br
@João Neto: Realmente não sei te dizer se nessa versão tem, como não tenho o GLPI integrado ao OCS ainda para testes não tenho como responder ao certo.
Thiago, bom dia, depois que atualizei meu glpi para a versão 0.78.1 o e-mail parou de funcionar. sabe o que pode ser?
andei pesquisando,encontrei, que o OCS ele notifica alterações de hardware, mas quem postou nao mostrou os detalhes.
gostaria de saber se o GLPI tem essa função,em outra versão, mas alguém sabe?
Obrigado desde já.
@João Lobo: Pelo que entendo do GLPI ele não faz esse tipo de notificação na versão 0.72.4, pois mesmo integrado com o OCS ainda não vi nenhuma página de configuração ou parametro para isso. Creio que nas próximas versões terá isso nativo, pois existe um projeto de ter um sistema de inventário nativo e sendo assim tornando mais fácil a integração. Vou verificar para saber se o que falei não é errado.
Gostaria de saber se tem como o GLPI, enviar notificações sobre alterações de hardware, software..ex:
tipo, troquei a memória de um computador, ele mandar um e-mail notificando nome da estação as alterações, e o mesmo para softwares.
Obrigado pelo compartilhamento de informações.
Abraço
@Luiz Ferreira: Só por verificação, no cadastro dos usuários está aparecendo o email cadastrado? Se não cadastre e teste e se a resposta for sim, verifique as configurações das notificações.
As notificações de follow-up so funcionam para o e-mail do administrador. O usuario solicitante não recebe e nem o tecnico responsável e tal … já chequei as notificações desejadas e inclui todos q eu queria q recebesse , mas mesmo assim so chega para o administrador
@Ronaldo: Ainda nao estudei ele afundo, mas breve estarei postando algo sobre a nova versao que esta em teste.
@Carlos Alexandre: Me mande suas dúvida que irei te ajudar, ok?
Thiago, precisava saber como funciona ou uma documentalçao de como seria o scalonamento de SLA da versão 0.80 do glpi, por uma caso vc já cheou a testar
Ola amigo, acabei de instalar o GLPI no debian, pois preciso urgente de um siste help desk para controlar meus tecnicos, sendo que preciso que esse help desk seja também para solicitação a area financeira, administrativa e TI, consigo fazer isso.
Vc tem algum manual, pois estou apanhando para parametrizar as configurações, não entendi esse esquma de entidade.
Obrigado
Thiago, estou utilizando smtp.
@Paulo & @Alexandre vocês estão usando SMTP ou PHP para enviar as notificações no GLPI?
@Alexandre Posso sim te ajudar me explique como esta sua estrutura e como esta configurado.
@Paulo você possui dois servidor (um interno – sem dominio local e outro externo – com domínio “.com.br”)?
Pode ser o seguinte seu domínio interno pode não ser válido para envio de e-mail externo, por exemplo eu tenho um servidor interno chamado server.tp.local, internamente ele envia e-mail normalmente, porem ao enviar para fora do meu domínio o servidor que receberá essa notificação não irá aceitar pois o domínio não existe.
Creio que seja isso, me explique melhor essa sua estrutura e a forma que esta sendo utilizada, ok?
Boa tarde!
Estou com o mesmo problema que o Paulo:
Nao estou conseguindo mandar emails de notificacao para dentro da empresa. alguma solucao para meu problema? desde ja agradeço.
Thiago nos temos servidores internos.
NO caso a gente usa Lotus Notes.
Tipo que na configuração do Glpi para envio de email de teste (la em notificações), emails do @nansen.com.br nao sao enviados e emails externos sao enviados perfeitamente.
se tiver msn me passa ai a gente conversa.
desde ja agradeço.
@Paulo você usa qual tipo de servidor de email e o interno/externo tem comunicação entre eles?
Senhores boa noite,
Estou com um problema com o GLPI.
Nao estou conseguindo mandar emails de notificacao para dentro da empresa, somente para emails externos. alguma solucao para meu problema? desde ja agradeço.
Funcionou?
Sim já adicionei essa linha no apache2.conf.
Cara se for no linux verifica dentro de /etc/apache2 se dentro do arquivo apache2.conf esta ativado o “AddDefaultCharset ISO-8859-1”.
Thiago,
Já configurei o charset e tudo mais pra ISO-8859-1, tenho o ocomon no mesmo computador e o ocomon está funcionando perfeitamente. Mas o GLPI só envia e-mails em UTF-8.
Marcio verifique a configuração do charset do seu php se está como “iso-8859-1”, se não altere para esse padrão.
Amigão,
Ví que seu e-mail que é enviado está com a acentuação correta, entretanto, os e-mails que meu GLPI envia estão com a acentuação toda errada. No acesso pelo website o mesmo está com a acentuação ok! Mas quando o e-mail é enviado toda a acentuação sai errada no e-maio.
Você poderia me ajudar nisso?
Thiago amei o post, está bastante interessante e realmente funciona. Pois já fiz um teste semelhante.