Guia do usuário GLPI – versão 0.78.5

Olá galera!

Há algum tempo liberei esse manual ou guia do usuário do GLPI aqui na Empresa para que o usuário tenha um documento para entender e como utilizar o GLPI.

Claro que algumas informações são da forma que utilizamos o GLPI aqui na empresa, mas ficará como um pontapé inicial para aquele que queiram disponibilizar para os seus usuários.

Esse material foi desenvolvido com base na utilização e também para explicar o processo do GLPI para o usuário/utilizador, explicando o processo desde a abertura do chamado até a sua finalização.
[download id=”1909″]
Material desenvolvido por Thiago Passamani para a versão 0.78.5 do GLPI modificado com os status Aguardando Feedback, Lista de Espera e Em atendimento.
[download id=”1906″]

Espero que gostem e ajude no desenvolvimento e utilização da ferramenta.

Para dúvidas, críticas, sugestões ou reclamações. Por favor comentem!

Até a próxima…


Publicado

em

por

Comentários

40 respostas para “Guia do usuário GLPI – versão 0.78.5”

  1. Avatar de Thiago Passamani

    Bruno obrigado pelo feedback!

  2. Avatar de Bruno Vargas
    Bruno Vargas

    @Thiago Passamani:
    Ola Thiago
    Estava com o mesmo problema do Henrique, após verificar o banco de dados identifiquei que na tabela GLPI_entities, não possuía a coluna inquest_duration, após realiza a inserção da coluna o sistema aceitou a alteração do numero de dias para duração do chamados.

  3. Avatar de Thiago Passamani

    Cleyton você pode ativar a FAQ (Pública) e adicionar os links dos documentos.

  4. Avatar de cleyton s santos
    cleyton s santos

    Boa tarde Thiago e todos.
    Chefe estou com uma duvida inquietante. Em meu GLPI fiz upload de varios manuais, livros e procedimentos, Agora eu gostaria de disponibilizar para todos os usuarios baixarem. Sabe de uma forma que eu possa disponibilizar para todos users?
    Quando logarem com suas contas ter na tela a opção de gerencia de documentos para que possam baixar, e sem poder de excluir.

    Abraço a todos

  5. Avatar de Thiago Passamani

    Rodrigo não é bug de versão. Me explica como está fazendo o processo.

  6. Avatar de Rodrigo César
    Rodrigo César

    @Thiago Passamani:

    Estou logado como super-admin na Entidade raiz, mesmo assim continua a mensagem.

    Versão: 0.90.1

  7. Avatar de Rodrigo César
    Rodrigo César

    Não consigo criar uma nova posição filha na Entidade raiz do GLPI.

    Entro como SUPER-ADMIN e exibe a seguinte mensagem “Você não tem permissão para executar esta ação”.

    Como devo proceder Thiago?

    Obrigado desde já.

  8. Avatar de Thiago Passamani

    Henrique tenta atualizar para a 0.90.1 para corrigir. Tive esse problema para salvar as configurações de valores padrões nessa versão. Se não quiser, tem que fazer a alteração direta no banco de dados na tabela glpi_entities coluna inquest_duration.

  9. Avatar de Henrique

    Fala Thiago!

    Cara estou com um problema no meu GLPI 0.90, na parte da pesquisa de satisfação não consigo alterar a duração da pesquisa que fica sempre em 1 dia e mesmo alterando para mais dias após atualizar volta para 1 dia.

  10. Avatar de Thiago Passamani

    Pedro é possível o uso em vários setores, porém seria necessário customizar para que funcione da forma que você me passou.

  11. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    Olá Thiago,
    Estamos implantando o GLPI na empresa, todavia gostaria de saber se é possível atender a vários setores com este sistema? Ex.: Posso ter o GLPI para o DP e, no chamado com o título “desligamento de colaborador” a TI e outros departamentos receberem o e-mail informando dos desligamento?

    Pelo que vejo ele é totalmente configurável e, além disso, permite executar atividades automaticamente, correto?

  12. Avatar de Felipe
    Felipe

    Olá Tiago, boa tarde!

    Poderia me orientar de como eu posso fazer redirecionamento de chamados ou fila de chamado no glpi?

    Tipo, pra quando selecionarem uma entidade aquele chamado caia pra um grupo que está em determinado perfil ou grupo mesmo, isso é possível?

  13. Avatar de Felipe Moreno

    Thiago
    Será que voce pode me ajudar em uma questão, eu possuo duas entidades pois são duas empresas diferente, quando os usuarios abrem chamado para a minha empresa os tickets são abertos para o e-mail xxxx@protcap.com.br e quando entro na outra entidade para abrir chamado o ticket deveria ser enviado para outro e-mail xxx@bunzl.com.br porém ele assume o e-mail da entidade raiz. Existe a possibilidade de trocar?

  14. Avatar de Thiago Passamani

    Alexandre você está logado na Entidade Raiz? Se sim você vai conseguir, com o usuário GLPI.

  15. Avatar de Alexandre Pansan junior
    Alexandre Pansan junior

    @Thiago Passamani: Mas como assim superadmin da entidade?? eu nao consigo nem criar uma nova, pq fala que nao tenho permissao…

  16. Avatar de Thiago Passamani

    Alexandre você deve ser superadmin da Entidade Raiz para poder fazer essa alteração.

  17. Avatar de Alexandre Pansan junior
    Alexandre Pansan junior

    Boa Tarde Thiago, estou com o mesmo problema do nosso amigo Leanderson quando vou tentar criar uma nova entidade, fala que eu n tenho permissão, mesmo com um usuário Super-Admin. você por acaso sabe o que poderia ser?

    Obrigado

  18. Avatar de Thiago Passamani

    Silvia preciso saber qual a configuração que está fazendo para poder te ajudar. Manda email para mim.

  19. Avatar de Silvia
    Silvia

    O material disponibilizado é muito bom.
    Porem gostaria de mais informações sobre a notificação por email.
    Estou utilizando GLPI 0.84.3 e não consegui fazer funcionar a notificação.

  20. Avatar de Thiago Passamani

    Hemerson pode ser que não vez a instalação completamente, isso acontece as vezes.

  21. Avatar de hemerson
    hemerson

    Bom dia Thiago!
    Estalei meu glpi no Unbutu server segui seu tutorial, deu estalação com sucesso, mais agora quando coloco a usuário e senha, não da nada simplismente fica em branco! pode me ajudar!

  22. Avatar de Uilber
    Uilber

    Muito bom Thiago. Parabéns, estou implementando na minha empresa e vai ser muito útil.

    Agradeço

  23. Avatar de Thiago Passamani

    Gustavo ela é especifica para cada atualização do GLPI, pois altero o código. Ainda não alterei para essa versão 0.83.91, porém se você entender um pouco de programação PHP é só adequar a alteração que fiz nos arquivos da versão que você deseja utilizar.

  24. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    @Thiago Passamani: Deu erro, fui colar de novo o que escrevi e veio outra coisa! Hahahah!
    Mas essa tua customização funciona na 0.83.91?

  25. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    @Thiago Passamani: [05/07/13 10:02:35] Igor dos Reis: ok
    [05/07/13 10:03:54] Igor dos Reis: agora fecho vlew

  26. Avatar de Thiago Passamani

    Gustavo os status foram uma alteração que fiz no código fonte do GLPI, não há uma opção nativa para alterar.

  27. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Boa tarde Thiago,

    Gostei muito dos seus tutoriais.
    Estão me ajudando muito nesta implementação.
    Minha duvida é onde coloco os outros “Status” (Aguarda Feedback, etc…)?

    Abraço e parabéns por estes materiais.

  28. Avatar de Leanderson
    Leanderson

    Thiago,

    Não consigo adicionar Entidades no GLPI,

    Entro como SUPER-ADMIN e dá a seguinte mensagem “Você não tem permissão para executar esta ação”
    A versão do GLPI 0.83.6.
    Minha base de Dadosgt; Mysql
    Maquina com 2GB
    HD 80

  29. Avatar de Thiago Passamani

    Anderson tem que verificar nas notificações estão cadastrados para receber as modificações feitas no chamado.

  30. Avatar de Anderson Lima
    Anderson Lima

    Thiago, estou com dificuldade nas notificações. Quando abro um chamado e seleciono o requerente, o mesmo não recebe o e-mail do chamado aberto. O estranho é que quando fecho o chamado ele recebe.
    Onde foi que eu errei?

    Obrigado
    Anderson Lima

  31. Avatar de Thiago Passamani

    Júlio você já atualizou o seu GLPI?

  32. Avatar de Júlio Cesar Dias de Souza
    Júlio Cesar Dias de Souza

    Boa noite Thiago .
    Estou com problemas quanto a pesquisa de satisfação do GLPI.
    Habilitei no Menu Administração -> Entidades e selecionei a opção de gerar internamente pelo GLPI.
    Quando o chamado é encerrado, a notificação com o link para a pesquisa vem ##ticket.urlsatisfaction## ao invés de vir com o link para a pesquisa.
    Por acaso teria alguma sugestão de onde poderia estar ocorrendo o problema ?

    P.S. Configurei o GLPI para geração de pesquisa de satisfação a cada 5 minutos.
    minha versão é a 0.82

    Muito obrigado pela atenção, um abraço e parabéns pelo site.

  33. Avatar de Thiago Passamani

    Thiago Machado ainda não sei bem com funciona, creio que pode ser para pessoas que não são técnicos mas precisam de ver o andamento do chamado ou até mesmo para o Gerente ou Supervisor.

  34. Avatar de Thiago Machado

    Thiago, quando abro um chamado qual e o papel do observador?

  35. Avatar de Diego

    Fala Thiago Blz?

    Exelente Blog, Exelente Iniciativa!!!

    E possivel enviar ppt dessa apresentação, ou pdf editavel?

    Fico no aguardo!

    Abraço!

  36. Avatar de David Junior
    David Junior

    Thiago,

    Obrigado e no seu aguardo.

  37. Avatar de Thiago Passamani

    @David Junior:

    Esterei enviando para que posso fazer a modificação de acordo com seu uso.

  38. Avatar de David Junior
    David Junior

    Thiago,

    Parabéns! Excelente manual.

    Recebi o seu post via grupo no Google, e escrevo para solicitar sua permissão e documento para edição.

    Poderia me enviar ?

    Sds,
    David.

  39. Avatar de Thiago Passamani

    @Daniel Alves:
    Bom dia!
    Ainda não atualizei o documento para a versão 0.80, pois saiu a pouco tempo mas já estou providenciando.

  40. Avatar de Daniel Alves
    Daniel Alves

    Bom dia !

    Bacana. Você tem algum atualizado com a versão 0.80 ?

    Obrigado,
    Daniel Alves