Boa tarde galera!
Há muito tempo tenho o GLPI com essa função ativa e não venho utilizando ultimamente, porém com a nova versão do GLPI (0.78.1) ela veio com a novidade de ações automáticas que beneficia o seu uso e evita ficar baixando os emails manualmente.
Essa função facilita o uso do GLPI para usuário, pois às vezes o mesmo tem “dificuldades” ou “não é chegado a registrar o chamado pelo browser”, assim fica mais simples a abertura.
OBJETIVO: Configurar uma conta de e-mail para recebimento e abertura/registrar automaticamente dos chamados no GLPI por email.
REQUISITOS
É necessário uma conta de e-mail exclusiva para o recebimento do e-mail de registros dos chamados.
Aconselho utilizar os seguintes emails, veja o exemplo:
– glpi@dominio
– helpdesk@dominio
– ti@dominio
OBSERVAÇÃO: Lembrando que essa conta não deverá ser utilizada para outros fins.
CONFIGURAÇÃO
Vamos à configuração do “Gateway de e-mail”, que nesse caso será a conta de email que receberá os chamados.
Vá em “Configurar” > “Gateway de e-mail”, conforme a figura:
Depois clique no botão “+” para adicionar um “Gateway de e-mail” (nas versões mais recentes é “Destinatários”), veja figura abaixo:
Nessa tela iremos inserir as configurações conforme a conta de e-mail e as configurações do servidor (POP ou IMAP), veja figura abaixo:
Essas são as configurações que estão descritas na imagem:
Nome: Chamados por email (glpi)
Ativo: Sim
Servidor: pop.thiagopassamani.com.br
Opção de Conexão: POP
Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX
Porta (opcional): 110
Connection string: {pop.thiagopassamani.com.br:110/pop}INBOX
Usuário: glpi@thiagopassamani.com.br
Senha: ********
O tamanho máximo de cada arquivo importado pelo receptor mail: 2 MB (pode variar de acordo com a sua política de anexo do GLPI).
Comentários: Digite algo explicando o que essa função faz.
OBSERVAÇÕES:
– Utilizar a função POP para baixar e excluir automaticamente os emails recebidos.
– Essas configurações podem variar de servidor para servidor, então sugiro que configurem de acordo com o seu servidor.
– A porta de acesso pode ser 110 ou a 995 (SSL).
– No usuário ele pode ser tanto digitado só o login como também pode ser login@dominio.
– Essa é a configuração básica para o funcionamento e está ativa e funcionando.
Depois de configurado, faça um teste enviando o email para a conta cadastrada no caso foi utilizada glpi@thiagopassamani.com.br, veja o exemplo:
Depois volte na tela do “Gateway de e-mail” e selecione “Chamados por email (glpi)” e clique no botão “Receber chamados de e-mail agora”, veja figura abaixo:
Tendo o e-mail na caixa de entrada (INBOX) o GLPI irá baixar e registrá-lo como um Ticket/Chamado e será exibido o número do registro no caso 9952, veja figura abaixo:
Depois clicando no número do chamado registrado será exibido suas informações, veja abaixo:
Outra coisa, quando o GLPI registrar o chamado o usuário será notificado por email com algumas informações referentes à sua solicitação, veja figura abaixo:
OBSERVAÇÃO: Lembrando que os usuários deveram estar com o email válido cadastrado no GLPI para que essa função venha a funcionar corretamente.
CONFIGURAÇÃO DAS AÇÕES AUTOMÁTICAS
Essa função faz com que você não precise baixar os emails manualmente, facilitando a administração e tendo todos os chamados registrados.
Só para verificar se a função de recebimento automático dos e-mails está sendo executada, acesse “Configurar” > “Ações automáticas”, veja a imagem:
Depois será exibida a tela com todas as ações automáticas que podem ser feitas pelo GLPI, porém iremos seleciona apenas a mailgate, veja figura abaixo:
Depois verifique se o status está como “Executando” e caso queira atualizar ou modificar essa opção de acordo com sua necessidade, fique à vontade. Veja a configuração mailgate:
Espero que gostem do post. Dúvidas, críticas ou sugestões. Comentem!!!
«Atualização»
Resolvendo problemas com o Mailgate bloqueado pelo sistema (Bloqueio do Sistema), confome o nosso amigo Edson Vidal existe um arquivo chamado “mailgate.lock” no diretório /glpi/files/_cron/ bastá apenas apaga-lo.
Novamente agradecendo a ajuda do amigo Edson.
«Atualização 27/01/2014»
Caso tenham dúvida para as versões novas consulte o site do Fernando Verga http://itbioenergia.blogspot.com.br/2013/12/glpi-abertura-de-chamado-atraves-do-e.html , que possui o post mais detalhado.
Comentários
254 respostas para “Abertura de chamados no GLPI via e-mail”
Darlan instale o plugin Mail Analyzer, vai resolver isso.
@Thiago Passamani:
Olá Thiago,
Tenho essa configuração no GLPI aqui da empresa, mas quando um cliente responde um e-mail de notificação do glpi, ele captura, anexa ao chamado como acompanhamento e cria um novo chamado com a mesma resposta. Sabe de algo que pode evitar esse problema?
Manda por e-mail thiagopassamani[a]gmail.com ou no Skype thiago_passamani
@Thiago Passamani: Sim, acabei de fazer.
@Thiago Passamani: O título do chamado muda conforme o incidente. Não sei como colocar a imagem aqui rs.
Maycon consegue mandar um e-mail de teste do PRTG para o GLPI?
@Thiago Passamani: Acessei a conta e o email não está lá. O GLPI lê a mensagem e depois apaga sem criar o chamado.
Maycon teria como me enviar um print da configuração do usuário PRTG no GLPI. E qual é o titulo do e-mail enviado? Pode ser que ele esteja atribuindo ao mesmo chamado sempre.
Maycon já acessou a conta de e-mail e verificou se a mensagem está lá?
Eu fiz o seguinte teste. A ferramenta PRTG já envia emails para mim, então, fiz um redirecionamento no meu email para enviar ao GLPI e consequentemente abrir um chamado. Não funciona. Se eu encaminho manualmente o email que recebo do PRTG ai o chamado é aberto. No mesmo teste, eu enviei um email de uma outra conta para o meu e funcionou. O chamado foi aberto. Curioso demais isso. Tenho outras ferramentas de monitoramento abrindo chamado no GLPI com base em emails e o PRTG é o único que dá esse problema.
@Thiago Passamani: Sim, fiz isso. Não funciona…
Maycon para o GLPI atribuir o chamado ele precisa de um usuário com a referencia desse email. Exemplo: prtg@dominio.com.br (Usuário: prtg) envia para servicedesk@dominio.com.br
Maycon cria um usuário tipo PRTG e atribui o e-mail de envio da ferramenta de monitoramento para esse usuário.
@Joel: Joel, estou com a mesma situação. No meu caso, quando a minha ferramenta de monitoramento o PRTG envia um email para o GLPI, o chamado não é aberto.
Thiago, antes de mais nada, meus parabéns pelo site. O seu conteúdo é sempre muito esclarecedor.
Estou com uma dificuldade para fazer com que o GLPI abra chamados da ferramenta de monitoramento PRTG. O sistema que utilizo e já funciona é por email. Todos os usuários conseguem abrir chamados quando enviado email para: ex: servicedesk@xxxx.com.br. O PRTG está configurado para enviar emails em determinada situação. Ele envia emails para os usuários normalmente e também envia para o servicedesk porém, o chamado não é aberto. Eu já identifiquei que o GLPI lê o email do PRTG porém não abre o chamado. Você já passou por isso alguma vez?
Felipe para a conta de autenticação (login), se o Google permitir não tem problema.
Boa noite Thiago, obrigado pela ajuda.
Eu teria algum problema caso utilizasse um alias do G-mail?
Junior desculpa na demora da resposta. Você precisa criar uma regra filtrar o e-mail/chamado e direcionar para entidade.
Hugo desde que o e-mail esteja atrelado ao um usuário da base do GLPI, sim irá funcionar.
Olá! É possível receber e-mail externos (qualquer domínio) e abrir chamado automaticamente?
Criei uma entidade para receber e-mails de fornecedores e automaticamente gerar chamados. Porém os e-mails são recusados pelo GLPI.
@Joel: Amigo, boa tarde…Não entendi bem sua pergunta, mas o e-mail de coleta tem que se diferente do e-mail do usuário que vai abrir o chamado, correto? Aqui na empresa esta funcionando perfeitamente (GLPi 9.1.1)…explana mais sobre como tu fizeste a configuração. Att
Bom dia,
obrigado pelo tutorial,funcionou!Só um problema: como faço para que o chamado criado seja direcionado somente para uma determinada entidade?
Joel e-mail tem que estar vinculado a um usuário para registrar o chamado.
Olá
Estou com problemas na abertura de chamados via e-mail
Configurei o destinatário (coletor de e-mails) para e-mail corporativo e outro com conta do gmail. Ambos coletam e-mails sem apresentar problemas.
No cadastro de usuários os mesmos e-mails estão cadastrados com permissão de Super administrador.
O Mailgate esta funcionando perfeitamente.
Resumidamente todo o processo executa sem apresentar problemas, mas o chamado não é criado.
O GLPI retira o e-mail da caixa de correio após realizado a coleta, mas não abre chamado.
Acredito ser alguma configuração do GLPI mas não sei qual esta impactando.
Alguem ja teve este problema?
Matheus teria que estudar melhor as regras para efetuar essas ações.
Obrigado Thiago!
1. Cobrança e Aprovação.
E ref. a Cobrança e Aprovação por e-mail? É possivel?
Ou aprovação direto no chamado, como já há para aprovação da solução??
2. Apontamento de horas.
É possivel apontamento de horas em cada acompanhamento?
Aguardo, obrigado!
Matheus você pode utilizar o plugin Mail Analyzer
Olá,
Essa funcionalidade também valida respostas por email após a abertura do chamado? ao usuário responder um tramite, irá registrar no chamado já aberto?
Aguardo, Obrigado.
Aloisio qual é a mensagem de erro que apresenta no log?
Galera,
Bom dia
Tenho o glpi instalado aqui na empresa a vários meses e sempre funcionou, só que agora ele não está mais puxando os emails e está dando falha de conexão, alguém sabe como resolver?
Mauro nas versões mais novas, você pode colocar a mesma conta e usar o plugin http://plugins.glpi-project.org/#/plugin/mailanalyzer
Pedro há alguma configurações para resolver. Veja no forum do GLPI Brasil alguém postou lá a correção via Agendador de Tarefas, porém não sei dizer ao certo como faz.
Olá Thiago !
Seu tutorial foi primordial para que eu conseguisse configurar a abertura de chamados via e-mail, ainda estou acertando algumas coisas e tenho uma uma dúvida.
A conta de email que eu devo utilizar para receber os emails dos chamados é a mesma das notificações ou podem ser contas diferentes?
Para notificações eu tenho o email suporte@dominio.com.br cadastrado e para receber os emails criei a conta glpi@dominio.com.br.
A dúvida é a seguinte, se a conta das notificações é diferente da conta para abrir os chamados, quando um usuário responder o email do chamado criado o mesmo seria recebido pela conta das notificações e o mesmo não seria adicionado no histórico do chamado.
Não sei se consegui me fazer entender.
Muito obrigado
Boa tarde,
Estou tendo um problema com a captura automática de atendimento, atualmente estou utilizando o XAMPP no Windows server 2012 R2, porem o mailgate nao executa sozinho, dessa forma sendo necessario atualizar manualmente.
Todo o resto está ok.
Gostaria de saber como posso fazer para que ele execute sozinho.
Juvenal olha o plugin http://plugins.glpi-project.org/#/plugin/mailanalyzer
Thiago, Tenho um problema no Glpi referente a abertura de chamado via coletor de e-mail.
Quando o usuário abrir um chamado via e-mail e coloca outro em copia essa pessoa que está em copia entra como observador até ai normal.
O problema é quando essa pessoal que estava em copia responde este e-mail gera outro chamado .
tem alguma possibilidade de evitar isso ?
Marcelo entra em contato por skype thiago_passamani.
Esteban é possível sim. O nome é “DESTINATÁRIOS” lá em configurações.
Ricardo você já testou essa conta em um cliente de email e funcionou com essas opções de conexão?
Onde encontro essa opcao na versao GPLI 0.9.3?
Alguem conseguiu realizar a configuração de chamados via email, na nova versão do GLPI?
Bom texto Thiago! Sempre uma referência em GLPI! Executei o tutorial mas me deparei com a seguinte situação:
no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1″
Minha versão é a 0.85.4 ambiente linux.
Coloquei os seguintes parâmetros em Destinatários:
Nome: ca.teste@xxxx.gov.br
Ativo: sim
Servidor: pop.xxxx.gov.br
Opções de conexão: POP / SSL / NO-TLS / NO-VALIDATE-CERT
Login: ca.teste@xxxx.gov.br
Senha: *****
Em Regras:
===Critério===
– Corpo do email contém: RN0053
– Destinatário de email: nomedodestinatario@dominio.com.br
– Cabeçalho subject do e-mail: assunto
Pode me ajudar por favor? Não sei mais o que fazer…
Boa tarde Thiago,
Estou utilizando a versão 0.90.3 do GLPI e configuração de e-mail esta correta quando faço o teste na configuração, porem quando um cliente abre um chamado o mesmo não envia a notificação por e-mail ficando parado na fila de e-mail, ja configurei o queued mail nas ações automáticas porem só envia quando executo o serviço manualmente, poderia me ajudar?
Estou utilizando o mesmo com o Xampp.
Felipe creio que você pode negar na regra de abertura de tickets por email. Nunca realizei essa configuração.
Passamani, boa tarde.
Você tem o conhecimento se é possivel negar as imagens da assinatura de e-mail.
Contece que quando o cliente responde, o GLPI recebe as imagens da assinatura de e-mail, tudo como anexo.
É possivel barrar isso?
Guilherme obrigado pela participação.
@Silas: Reinicie o Apache
Bruno essa não entendi, teria como explicar melhor?
Bruno eu aconselho fazer a atualização manual do GLPI, sobrescrevendo os arquivos. Já com relação a versão pode sim atualizar para a versão nova. Como é bom lembrar: Faça backup dos arquivos e do banco de dados.
Thiago, consegui atualizar. Muito tranquilo. Agora eu tento adicionar uma fila de e-mail para poder incluir um email para puxar os chamados, mas o + para adicionar não fica ativo, fica apagado. Tu sabe o que é?
@Thiago Passamani: Blz. Eu uso debian e se não me engano, eu instalei vei apt-get o GLPI. Procurei como atualizar meu GLPI no Debian e não consegui. Vi muita gente atualizando no ubuntu e tal… como eu faço para atualizar no Debian? Tem uma paster /usr/glpi que tem as informações do GLPI, como tem tb uma no /etc/glpi… como eu faço para atualizar no debian? Você sabe? E outra, posso atualizar da 0.83 para 0.90 direto?
Paulo vá em “Configurar > Ações automáticas > mailgate”, essa é a tarefa que faz o procedimento de recebimento de e-mail automaticamente.
Bruno atualiza a versão do seu GLPI, pode ser algum problema na versão. Veja as configurações da conta do Gmail para envio e recebimento, tem que acertar as configurações.
Boa tarde thiago,
Quero abandonar o OTRS para usar o GLPI para abertura de chamados sendo que tentei com o email aqui do trabalho e do gmail, mas não consigo receber emails ou chamados no GLPI. Uso a versão 0.83.
Alguma ideia?
assim que cadastrei o email no GLPI e tentei fazer a conexão com para baixar os emails ou chamados, o gmail mandou uma mensagem dizendo que alguém que não tem os meios seguros de acesso tentou acessar o meu e-mail.
Boa tarde Thiago,
Parabéns pelo seu blog ele nos ajuda muito.
Tenho o GLPI 0.90.1 instalado aqui na empresa, e estou tendo problema para receber os chamados via e-mail de forma automatica. Eu fiz a configuração do Gateway de email e quando clico em “Obter Emails” o glpi recebe os chamados, gostaria que o glpi recebe os emails sem precisar de fazer essa operação.
Você consegui me ajudar nessa questão?
Obrigado
Joilson você pode estar tendo problemas com relação ao seu servidor de e-mail. Reveja as configurações.
Diego nesse caso teria que verificar as configurações do seu servidor de email no GLPI e ve ser está faltando as configurações de segurança de conexão.
Vinicius por nada!
Parabéns pelo post!
Funcionou 100% com GLPI 0.90 Copyright .
OBRIGADOOO
Thiago tudo bem?
Estou com problemas para baixar e-mails como chamados no GLPI, o e-mails são enviados mas o GLPI não os baixa.
Olhando os logs em /files/_logs/php-errors.log o seguinte erro é exibido:
* PHP Notice(8): Unknown: SECURITY PROBLEM: insecure server advertised AUTH=PLAIN (errflg=1)
Backtrace :
:
Já viu este problema?
Obrigado.
Olá Pessoal,
Estou tendo um problema na abertura de chamados por e-mail, pois funciona muito bem, no entanto fica repetindo o chamado mesmo quando é fechado… como resolver isso?
Boa noite Thiago,
Primeiramente parabéns pelo site, show de bola.
Eu, instalei versão 0.85.4 do glpi e só estou tento problema na abertura dos chamados automaticamente via e-mails! Os usuários enviam os e-mails para suporte e Eu só os recebo quando clico em “obter e-mails agora” dentro de destinatórios.
Você sabe como resolver este problema?
Obrigado.
Caro Thiago, desde a versão 0.84 minhas “ações automáticas” não funcionam “automaticamente”.
Já segui vários tutoriais da grupo do GLPI no +Google mas nada resolve e para o sistema abrir meus chamados recorrentes tenho que forçar a barra. Talvez essa falha se aplique a outras pessoas e irá impactar na tarefa “mailgate”.
Caro Tiago, desde a versão 0.84 minhas “ações automáticas” não funcionam “automaticamente”.
Já segui vários tutoriais da grupo do GLPI no +Google mas nada resolve e para o sistema abrir meus chamados recorrentes tenho que forçar a barra. Talvez essa falha se aplique a outras pessoas e irá impactar na tarefa “mailgate”.
Veja se alguém consegue me Thiago.
GLPI 85.4 – XAMPP + WINDOWS 2008 R2
Eu configuro e-mail imap do gmail, Conecta tudo beleza.
Na hora de abrir o chamado, quando eu vou na área destinatário, opção obter e-mails não importado aparece a seguinte mensagem:
“Impossível atribuir o e-mail a uma entidade”
.O estou tentando instalar o plugin na 0.85.4 mas só fica uma tela branca e não permite logar a menos que apague a pasta do plugin sabe como resolver? grato.
Bom texto Thiago! Sempre uma referência em GLPI! Executei o tutorial mas me deparei com a seguinte situação:
no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1″
Minha versão é a 0.84.7 ambiente linux.
Coloquei os seguintes parâmetros em Destinatários:
Nome: ca.teste@xxxx.gov.br
Ativo: sim
Servidor: pop.xxxx.gov.br
Opções de conexão: POP / SSL / NO-TLS / NO-VALIDATE-CERT
Login: ca.teste@xxxx.gov.br
Senha: *****
Em Regras:
Critério -> destinatário de e-mail é ca.teste@xxxx.gov.br
Ações: Entidade baseada no perfil do usuário / atribuir / Sim
Pode me ajudar por favor? Não sei mais o que fazer…
Bom dia Thiago,
Estou tentando configurar chamados por email porém só otenho a seguinte mensagem: “Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails”. Meu serviço de email é Zimbra.
Thiago, boa Tarde, tenho uma dúvida… Quando o usuário criar um email para abrir o chamado e nesse email ele adicionar mais pessoas, essas pessoas adicionadas entram no chamado como “Observador”, porém, se uma dessas pessoas responderem o email para todos, automaticamente, será enviado outro email para o GLPI e assim criando mais um chamado e assim por diante, é possível criar uma regra ou mexer em alguma configuração para que quando a pessoa adicionada no email responder para todos, essa resposta entre em Follow-up…
Bom dia,
na versão 0.84.8 não tem essa opção ?
Se tem não consegui localizar.
[…] http://www.thiagopassamani.com.br/glpi/abertura-de-chamados-no-glpi-via-e-mail.html […]
Boa tarde Thiago, Implantei o GLPI 84.7 no Debian, e instalei inclusive php5-imap.
No menu configurar nao aparece a opção gateway de email.
O que pode estar faltando?
Boa tarde…
Estou com o GLPI 0.84.7, nao tenho o Gateway de email…configurei em outras abas, mas mesmo assim não consigo trazer os emais…poderia me auxiliar?
abraços
@Álvaro:
Álvaro, conseguiu resolver o problema de aparecer mais de um requerente no chamado?? Estou com este problema aqui na empresa.
Bom dia.
Thiago preciso de sua ajuda, creio que eu que não esteja sabendo configurar.
Estou usando o GLPI 0.84.7. A minha dúvida é o seguinte:
Tenho a Unidade externa A, B, C, D e E. Gostaria que o usuário ao selecionar a categoria da chamada, conforme abaixo, o GLPI ja soubesse que o usuário João ao abrir o chamado, ele enviasse o chamado direto para o Técnico da Unidade que este usuário faz parte, por exemplo, a Maria é da unidade B, ao abrir o chamado, este caísse para o técnico Abel da unidade B, quando o João abrisse o chamado, fosse para o Técnico Caim, que é da unidade C e assim por diante. Pelo que ví, a única forma de fazer isso é criando a mesma estrutura abaixo, mas para as outras unidade, pois assim, faria a ligação do técnico por Categoria de chamadas.
Categoria de chamadas:
Hardware
Hardware > Descktop
Hardware > Impressora
Hardware > Notebook
Internet/Rede
Internet/Rede > Liberação de Sites
Software
Software > A2O
Software > B&P Agrícola (Pva Leste)
Software > Domínio Sistemas
Software > Onix Sat
Software > Pacote Office
Software > Repom
Software > SAT
Software > Viasoft
Agradeço pela ajuda, abraços.
Bruno coloca no-validate-cert.
Mauricio vá “Home > Configurar > Notificações > Notificações > New Ticket’ e remover os usuários que irão recebe essa notificação.
Gostaria de verificar como consigo deixar por padrão “não” na notificação por e-mail no GLPI quando abrimos um chamado.
Boa noite thiago, estou com problemas para configurar o email, estou usando o gmail, configurei a seguinte cadeia de conexão, conforme uma pergunta de um rapaz acima tbm
que é a seguinte {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX, já habilitei no gmail o pop porém sem sucesso.
Amigo primeiramente quero parabenizá-lo pelo material de grande utilidade e de fácil entendimento. porém após termino da instalação fui no Item Destinatário para configurar o recebimento de e-mails e esta aparecendo o seguinte ERRO “Seu PHP foi compilado sem suporte a funções IMAP”, ja instalei o php5-IMAP e o php5-IDAP mais mesmo assim apresenta esta mensagem,
utilizo Ubuntu Server , e a versão do GLPI é a 0.84.7
poderia me ajudar?
Alguém aqui teve algum problema com o acompanhamento??, no meu caso o problema é o seguinte, quem mais envia emails e abre os chamados apos algum tempo para de receber os e-mails disparados, estou achando estranho que provavelmente daqui apouco todos não receberam mais emails,, alguém sabe algo a respeito disso?
Caros,
Alguém sabe me informar se tem como criar uma regra para o chamado que é gerado pelo e-mail utilize um determinado modelo de chamado ?
Obrigado
Marcelo obrigado pela contribuição.
@Marcelo Brantes:
Para aqueles que passarem pelo mesmo problema, ao mudar do servidor de windows para linux acabei tendo problema com algumas bibliotecas do PHP, que precisei instalar manualmente.
Após isso, atualizei a versão do GLPI para 0.84.5, e passei a ter problemas com a autorização da conta do gateway de e-mail (chamado de Destinatários nessa versão) mantendo a configuração que eu usava na versão anterior. Nessa, eu precisei colocar “NO-TLS” e “NO-VALIDATE-CERT” e também mudei de IMAP para POP, e agora está tudo funcionando corretamente.
Thiago, estamos com uma situação bem específica e gostaria de saber se consegue nos ajudar. O GLPI estava em um Windows Server com o Xamp Server. Porém tivemos um problema grave nele e acabei migrando a base (via backup e restore) do GLPI e o aplicativo para um Ubuntu com o Lamp Server. Habilitei a biblioteca IMAP e consegui entrar no gateway de e-mail criado no servidor antigo, e que funcionava perfeitamente, porém nesse server quando mando baixar os e-mail a única coisa que retorna é “Conexão falhou”. Há algum log que eu consiga mais detalhes dessa falhar? Procurei pelo sistema mas não tive sucesso.
Flavio em uma versão 0.83.x que não me recordo tinha bug relacionado a isso, já pensou em atualizar seu GLPI?
Boa tarde Thiago
Fiz o procedimento, mas esta dando esse erro Endereço de e-mail : E-mail inválido
O GLPI 0.83.7, tem como me ajudar?
Thiago você tem que criar uma regra: Quando chamado aberto por Gateway/Destinatario X Adicionar Entidade. Outra coisa é verificar e o email cadastrando no usuário é o mesmo que está sendo recebido no gateway.
Amigo Thiago Passamani primeiramente muito bom seu conteúdo. Fiz as configurações seguindo seus tutorial, o sistema recebe o email tudo blz. Mais dai vem um problema, ele não atribui o chamado do email recebido. Você saberia mim explicar qual seria o problema.
Meu cenário.
Glpi na versão 0.78.4 instalado com Xammp no windows
Integrado com o AD
Naldo que bom que podemos ajudar.
@Fernando Santos:
E ajudou mesmo. Eu tava quase desistindo quando vi sua dica. valeu mesmo.
Mário antigamente tenho um plugin em desenvolvimento de SSO, porém não foi a frente. Existe formas de fazer o GLPI para logar automaticamente, mas não sei se funciona 100%. O que pode ser feito é o registro por email, funciona muito melhor do que o usuário abrir pelo browser.
Fabiano você pode criar uma regra “Regras para atribuição de um chamado criado através de um coletor de correios” onde o Critério “Cabeçalho do Subject do email” é “[CHAMADO]” ou criar uma pasta e no email CHAMADOS (com regra de para separa os emails) e na parte de Gateway de Email/Destinatários na opção “Pasta de e-mails recebidos (opcional, geralmente INBOX)” você coloca CHAMADOS. Testa ai e me diz se funcionou.
Boa Tarde Thiago,
Gostaria de esclarece uma duvida que tenho. Seria possivel a abertura de um chamado sem a necessidade do usuario fazer um login,esse seu metodo de abertura de chamados seria muito bom porem tem alguma configuração do GLPI de cria um “usuario generico” com um atalho no desktop sendo possivel abri ja formulario de chamado????
Gostaria de saber se existe como fazer uma regra nos chamados via email de registrar apenas os emails que tiverem o assunto [Chamado] ou algo do tipo?
Muito bom o post, mas tenho uma dúvida. Tem como criar uma regra para que o chamado só venha ser aceito pelo GLPI via email com alguma descrição no assunto?
Ex. Aceitar email onde o Assunto tenha a descrição [Chamado]? Sem isso o chamado não será registrado?
Agradeço desde já
Bacana Fernando e desculpe não ter respondido.
Thiago, consegui resolver… fiz um post.
http://itbioenergia.blogspot.com.br/2013/12/glpi-abertura-de-chamado-atraves-do-e.html
Thiago, Bom Dia!
Configurei, só que a hora que coloco para receber da esta msg abaixo.
Impossível adicionar. O usuário já existe.
Impossível adicionar. O usuário já existe.
Impossível adicionar. O usuário já existe.
Impossível adicionar. O usuário já existe.
Número de e-mails disponíveis e recebidos : 4
Minha versão é GLPI 0.83.8
Lucas qual a versão do GLPI que está usando, pois nunca tive esse problema. Verifica as regras se tem alguma coisa relacionada. Verifique se nas notificações o método é “EMAIL” em NEW TICKETS.
Adriano tente assim {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX
Daniel essa é a configuração do Gateway do GLPI (recebimento de chamados) usando Gmail / Google Apps.
Gateway de e-mail
Nome : Google Apps
Ativo : Sim
Servidor : pop.gmail.com
Opções de Conexão : {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX
Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX) :
Porta (opcional) :
Connection string : {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX
Usuário :
Senha :
O tamanho máximo de cada arquivo importado pelo receptor de e-mail :
Comentários :
Última atualização :
Olá, Thiago Passamani você saberia me responder quais são as configurações que ficariam se for um e-mail do gmail? pois fiz varios testes e sempre me informa Invalid email address.
Adriano na versão nova a tradução esta como “Destinatários” e não “Gateway de e-mail” isso no GLPI 0.84.2.
referência em GLPI na internet… boa 02!
Prezado Thiago,
Consegui configurar a abertura de chamados por e-mail com sucesso. Entretanto, um fato está me causando estranheza: ao criar um chamado pela interface web, o requerente recebe todas as notificações (follow-ups, atualizações…) normalmente. Porém, quando o chamado é proveniente de uma abertura por e-mail, o requerente não recebe nenhum tipo de notificação, apesar do chamado ser criado com sucesso. Já verifiquei as notificações, aparentemente está tudo ok. Você teria alguma dica para que eu possa solucionar o problema?
Thiago, fiz todo seu passo a passo e não funciona o glpi espira a pagina do navegador e não retorna respostas.
segue como configurei o gmail:
Nome (Endereço de e-mail) adriano.sousa.aas@gmail.com
Ativo sim
Servidor pop.gmail.com
Opções de conexão : “aqui tentei pop, ssl, sem ssl, sem o pop , notls…”
Cadeia de conexão {pop.gmail.com:110/}
Login adriano.sousa.aas@gmail.com
Senha OK
no aguardo!
Bom dia,
amigo, meu GLPI não mostra no menu configuração o link “Gateway de e-mail”, como posso corrigir isso ?
grato
Igor já verificou os logs?
E ai pessoal tudo bem?
No meu caso ele até recebe e o email e cria o chamado, mas quando eu clico no número do chamado para obter maiores informações sobre ele, aparece um erro de permissão negada.
Alguém sabe o que pode ser isso?
Renan verifica o tamanho do anexo, se o usuário (email) está cadastrado no glpi, se está configurado corretamente.
Boa tarde
estou com um problema mando o email para abrir a OS ele importa no GPLI mas não abre a OS quando vou em visualizar email no log aparece E-mail não encontrado. Impossível realizar importação
Nilce pode ser que o arquivo que você está anexando não está liberado para fazer a importação ou contem um arquivo com o mesmo no diretório onde ele está armazenado no servidor.
Alguem já passou pela situação abaixo e tem condições para orientar-me?
Estou incluindo um anexo de 60 kb no GLPI e quando tento abri o sistema apresenta o erro: “The image “http://caminho de acesso/front/document.send.php?docid=15&tickets_id=24″ cannot be displayed bacause it contains errors.”
Aguardo retorno Obrigada
Marcelo na versão nova não tem mais onde configurar.
Addam isso é na configuração que foi feita, já aconteceu comigo.
Álvaro se no cadastro do GLPI tiver mais de um usuário utilizando o mesmo e-mail ele irá abrir o chamado para o primeiro nome em ordem alfabética. Nesse caso sugiro criar um grupo e adicionar o chamado a ele.
Olá,
Parabéns pelo site, nos ajudou muito durante a configuração da abertura de chamados por e-mail.
Só que estamos com um pequeno problema que, talvez, vocês saibam solucionar:
Quando enviamos e-mail para a abertura de chamado aparece mais de um requerente. Ex.: estamos em fase de testes para implantação, aí eu mando um email para o suporte.glpi@….. aparece meu nome como requente, de um colega que faz parte do grupo e ainda já me atribui como técnico responsável pela tarefa, mesmo eu tendo configurado para não atribuir chamados. Tem alguma ideia?
Muito obrigado pela atenção
abraço
Olá Thiago,
Sabe me dizer se existe a possibilidade da resposta de um Follow-up de um usuário o GLPI buscar apenas o corpo da mensagem que o usuário digitou? tentei ver isso em regras de e-mail mas não encontrei nada, toda vez precisa apagar uma grande quantidade de informação desnecessária para ficar certinho no chamado. Pode me ajudar??
Boa tarde Thiago.
Estou com problema na configuração do meu Gateway de e-mail; quando clico para receber e-mails agora, ele fica carregando e retorna um erro dizendo que o site está fora do ar. Desde já agradeço sua ajuda.
Daniel você precisa liberar no php.ini a extensão “extension=php_imap.dll” e reiniciar o servidor.
Thiago, primeiramente queria parabenizar pelo site, e pelo seu trabalho, está de parabéns. No mais gostaria da sua ajuda se possível. Instalei o XAMPP em uma máquina com o Windows 7 e posteriormente descompactei o GLPI na pasta htdocs, até ai beleza. Parametrizei o sistema do jeito que achei melhor, quando fui configurar o gateway de e-mail apareceu a mensagem “Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP” infelizmente não encontrei a solução pro meu problema.
Senhores, bom dia.
Percebi que muitos de vocês estão recebendo o erro ” CONEXÃO FALHOU”.
SEGUE A SOLUÇÃO.
Em -> OPÇÕES DE CONEXÃO SELECIONE DA SEGUINTE MANEIRA.
POP -> NO-TLS -> NO-VALIDATE -CERT
Ai basta adicionar as opções de porta , usuario e senha de acordo com seu servidor.
Fazendo desta maneira, o glpi ira receber os chamados corretamente.
Espero ter ajudado Abraço
Compas estou tendo problemas com e-mail, tem como me ajudar:
segue o link http://img21.imageshack.us/img21/7494/semttulolbt.jpg
Pessoal,
Para aqueles que estão tendo problemas com o mail gate não está executando automaticamene vou explicar o que ocorre:
O motivo é que ao configurar o modo de execução como GLPI o mailgate só será executado quando algum usuário estiver logado nos sistema. Para que o mailgate funcione automaticamente independente de um usuário estar logado ou não é necessário que o modo de execução esteja configurado como CLI.
O próximo passo é configurar o seu servidor para executar o servico de ações automaticas a cada 1 minuto.
Windows:
Acesso o Agendador de Tarefas do windows
Crie uma nova tarefa que execute via arquivo binário do php.exe o script crontask.php de acordo com o tempo que você quer que ele busque por novas mensagens.
Exemplos :
Caso o seu php seja instalado a parte:
“c:/pathtophp.exe c:/web_folder/glpi/front/crontask.php ”
No Wampp:
c:/wampphpphp.exe c:/wamp/www/glpi/front/crontask.php
No Xampp
Run : C:/xampp/php/php.exe -f crontask.php
Start in : C:/xampp/htdocs/glpi/front
Fonte:
http://www.glpi-project.org/wiki/doku.php?id=en:config:crontab
Espero ter ajudado a todos.
Olá Thiago,
Em primeiro lugar parabens pelo post, realmente está muito bom… estou enfrentando um problema muito estranho, o mailgate esta configurado corretamente o status esta agendado mas, por algum motivo o proximo agendamento não é executado, ou seja somente se eu clicar em executar o status fica assim: Próxima execução : Os mais breve possível (29-03-2013 13:00) – Executar
tempo de atualização setado aqui é 1 min. o gateway de email esta funcionando sem problemas, se há um chamado “na fila” para ser aberto e se eu manualmente executar o mailgate ele é enviado sem problemas vc teria alguma idéia do que esta acontecendo? para deixar a execução automática?
Desde já agradeço
rafael
Boa tarde Thiago, eu configurei o receptor de e-mail, mas a ações automaticas não esta funcionando, nem para o OCS e nem para o mailgate, esta configurado ali tudo certo e agendado, você sabe o que posso fazer para funcionar as Ações automaticas novamente no GLPI
Olá
Posso ter vários usuários LDAP num único email como se fosse uma lista? Por exemplo: tenho uma conta manutencao@dominio; posso ter vários usuários para esta conta ou vários usuários podem acessar esta conta?
Ou tenho que ter um email para cada usuário ?
Grato
Alex tem que verificar o log e ver o que está acontecendo. Você já testou a conta de email em outro sistema ou até mesmo configurando no Outlook?
Thiago boa tarde,
Não consigo configurar meu Gateway de e-mail, esta tudo certo como você mencionou, o cadastramento da conta é realizado com sucesso, porém quando coloco para receber e-mails. aparece conexão falhou se puder me ajudar agradeço.
Belo site parabéns
Thiago,
Conferido, ambos no ar.
A configuração é apenas a tela de gateway de email conforme vc postou ?
ou tem algum outro lugar pra configurar ?
Marcio pode ser que seu servidor não está executando corretamente o mysql ou o php. Veja os liga desses dois.
Thiago,
Fiz e refiz várias vezes todos os passos , e continua com os erros : endereço de email: email invalido
qdo atualizo e conexão falhou ao clicar em Receber Chamados…
não sei mais o que fazer , se puder me auxiliar
já tentei o hotmail como enviei anteriormente.
to desistindo de usar o GLPI.
Envia ana configuraçoes ou da um pronto nas configurações e me envie.
@a href=”#comment-1210″ rel=”nofollow”Thiago Passamani/a: Opa é postfix, mas já tentei com Gmail e outros também não vai,
Thiago,
tentei usar meu servidor interno e não consegui.
É possível usar o pop Hotmail ?
Tentei e deu erro : Endereco de email: email inválido
qual o problema ? ou falta algum detalhe que passou despercebido.
criei dessa forma :
Ativo = S
Servidor = pop3.live.com
opção de conexao POP SSL
porta : 995
usuario: marcio_ferro@hotmail.com
senha : *******
a
@a href=”#comment-1215″ rel=”nofollow”Thiago Passamani/a: Descobri depois de postar o comentario/questionamento, que o problema de login não era em relação a senha do usuário e sim devido a falta de permissão do usuário logar no server AD, cada usuário que criamos colocamos permissão somente na estção X por exemplo, a unica forma que loga no Glpi um usuário comum é com permissão no server, ainda não encontrei uma forma pra tratar isso. Mas inicialmente vamos utilizar os chamados sendo criados pelos próprios técnicos, por um periodo de adequação.
Grato pela Atençao
Eder Borba
Eder o GLPI utiliza o AD apenas para pegar os usuários, se o mesmo alterou a senha não haverá problema, pois a autenticação é feita diretamente no AD.
Bom Dia,
Já li diversos artigos teus sobre GLPI, e estamos implantando aqui no Setor de TI do IFFarroupilha no RS.
Vamos colocar em uso está semana já, estou com uma dúvida e ainda não consegui encontrar uma forma de criar uma “Ação Automática” para sincronizar os usuários do AD sem a necessidade de faze-lo manualmente. Pois usamos aquela politica de alterar a senha mensalmente no AD, e imagino que irá dar problema com os usuários que irão alterar a senha e depois tentar logar no GLPI.
Existe alguma ação automática ou plugin que faça isto? Sincronize o AD e o GLPI automaticamente?
Muito Obrigado.
Eder Borba
Hernane qual é o servidor de email?
@Thiago Passamani: Olá Thiago, obrigado pelo sua atenção, mas realmente não vai!
Hernane toda vez que for testar coloque a senha novamente.
@Thiago Passamani: A propósito o campo “senha” sempre fica em branco, isso é normal ou deveria ficar algo como ********* ?
@Thiago Passamani: A sim consigo pingar, inclusive consigo dar um telnet na porta 110 do protocolo POP
Hernane veja se seu servidor consegue “pingar” o servidor de email.
Davi pode ser que o remetente do email não esteja cadastrado e ai o GLPI não importa, só se importar manualmente.
Olá, primeiramente gostaria de agradecer sua iniciativa de compartilhar informações, estou com o seguinte probleminha, instalei o GLPI a versão 0.83.4, mas ao configurar o gateway de email, sempre é exibido a informação “conexão falhou” os dados estão todos corretos e consigo configurar com exatamente os mesmos dados em qq cliente de email. Qq outra conta que tento configurar também no GLPI dá o mesmo problema.
Tem idéia do que pode ser?
Olá,
A configuração de email tanto por POP ou SMTP ocorreu perfeitamente, o meu problema está que em nenhum dos casos um chamado foi aberto, aparece a informação “Número de e-mails disponíveis e recebidos : 7” mas os chamados mesmo não aparecem.
Alguém poderia me ajudar?
Ola Thiago beleza cara ?!
Seguinte, estou na versão 0.83.4 e tendo problemas com o recebimento de email gateway de e-mails que nesta versão é “Servidores de passagem de correio eletronico”
Ao clicar no botão “Receber Incidentes de email agora” surge a msg de erro “ligação falhada”
Minhas configuração é esta :
Nome (Endereço de email) : glpi@DOMINIO.com.br
Activo : Sim
Servidor : mail.DOMINIO.com.br (O servidor começa com mail mesmo)
Opções de ligação : POP
Email (opções) : glpi@DOMINIO.com.br
Porta (opcional) :110
Parâmetro de ligação resultante : {mail.DOMINIO.com.br:110/pop}glpi@DOMINIO.com.br
Utilizador : glpi@DOMINIO.com.br
Senha : Apagar
Gateway de email: Tamanho máximo para o anexo (0: não importar) :
Comentários : nada
Já tentei colocando só o usuario e NADA!
#############################################
##############Vendo o log me retorna isso:############################
Warning(2): imap_open(): Couldn’t open stream {mail.DOMINIO.com.br:110/pop}glpi@DOMINIO.com.br
Backtrace :
/var/www/html/glpi/inc/mailcollector.class.php:833 imap_open()
/var/www/html/glpi/inc/mailcollector.class.php:403 MailCollector->connect()
/var/www/html/glpi/front/mailcollector.form.php:72 MailCollector->collect()
PODE ME AJUDAR AMIGÂO !!
Fernando nesse caso o usuário deve ter o email cadastrado corretamente e o email que você enviou tem que ter um destinatário cadastrado para vincular. Para encontrar basta filtrar por “Origem de Requisição = EMAIL”.
Boa tarde
Fiz conforme acima as configurações, mandei um email para o GLPI, quando vou em Receber Chamados de Email mostra que recebi 01 chamado mas não encontro ele nos chamados em aberto. Aonde vejo os email recebidos via chamado, minha versão é 0.83.31
Mayco sim é possível, porém quando fiz aqui na empresa tive que liberar o servidor do GLPI no Exchange para poder receber os email. Dependendo da versão não tem necessidade de fazer isso, pois é uma configuração como qualquer outro client de email. Nessa caso tente verificar as configurações que foram feitas e se funciona configurando no Outlook.
Thiago como faço para configrar com o Exchange? pois eu configuei POP mas não esta dando certo??
Carvalho obrigado pelo retorno e bom que funcionou.
@Thiago Passamani: Thiago, eu ví porém não estava funcionando nem a reza!
Mas eu descobri o que era.. eu tinha instalado o pluguin mobile, foi só remover ele que começou a funcionar! Depois eu vi na documentação que esse plugin mobile está tendo várias incompatibilidades com as versões 80*.
Fica aí registrado.. obrigado!
Carvalho leu o post completo? Se sim lá explica que você consegue anexar o arquivo e o mesmo ficará na aba DOCUMENTOS, porém é necessário que a extensão dos arquivos esteja cadastrada no GLPI.
Boa noite pessoal!
Alguém sabe me dizer como é possível criar um chamado por email com anexo, de forma que o documento seja salvo no GLPI?
Abraços.
Obrigado por compartilhar.
Pessoal vou compartilhar como resolvi o problema. São duas coisas:
Mailgate: Esse cara vai criar as entradas no cron do GLPI. Neste caso a cada 1 minuto, se existirem e-mails novos ele manda para a cron do GLPI.
Configurar // Ações Automáticas // mailgate
Nome : mailgate
Descrição : Recuperar e-mails (Receptores de mensagens)
Frequência de execução : 1 Minuto(s)
Status : Agendado
Modo de execução : GLPI
Período de execução : 0 -> 24
Número de dias que estas logs de ação serão armazenados : 30
Número de mensagens para recuperar : 10
No servidor (Linux no meu caso):
# crontab -e
# Executa o cron do GLPI a cada 5 minutos para atualizar os chamados
*/5 * * * * /usr/bin/curl http://isildur.gr.unicamp.br/suporte/front/cron.php &>/dev/null
Esse cara executa as ações que estão agendadas no cron do GLPI.
Você pode acompanhar o log em:
caminho_web/glpi/files/_log/cron.log
Abraços e espero poder colaborar mais.
Déo
Karen respondendo as perguntas:
Todos os usuários tem que estar cadastrados com o email correto para o GLPI registrar e “linkar” o chamado ao usuário. Para cadastrar você pode ir em “Administração > Usuários” ou fazer o cadastro usando o LDAP (AD).
Outra coisa usa a conexão POP fica melhor ( Portas: 110 ou 995 ), teste a conta configurada no Outlook e veja se a configuração está correta.
E essa conta tem que ser exclusiva para esse tipo de serviço.
Olá, estou com o mesmo problema para abertura de chamado via e-mail: “Ligação Falhada”
O meu é:
XAMPP + GLPI 0.83.2 + OCS em Windows XP Prof
Integração do GLPI + OCNG = ok (mas o OSNG pega a mesma Chave do Windows para todas máquinas da rede, mesmo sendo elas diferentes, tudo OEM; versão doosng agent v2.0.4.0 e do ocng server 2.0.5, versão do glpi 0.83.2)
usuario e senha estão ok, meu servidor de e-mails é o web-cyradm (postfix cyrus)
NO Glpi versão 0.83.2, os campos do “Servidor de passagem de correio eletronico) é:
Nome (Endereço de email) : helpdesk@dominio.com.br
Activo : Sim
Servidor : xyz.dominio.com.br
Opções de ligação : IMAP
Email (opções) : (em branco)
Porta (opcional) : (opcional, tentei com ele em branco e com 143)
Parâmetro de ligação resultante : xyz.dominio.com.br/imap ou xyz.dominio.com.br:143/imap
Utilizador : helpdesk@dominio.com.br (tentei também com helpdesk.dominio.com.br e somente como helpdesk)
Senha : esta ok
Gateway de email: Tamanho máximo para o anexo (0: não importar) : 2MB
Comentários : teste
E o campo “receber chamados de e-mail agora”, nesta versão é: “receber senhas de email agora”
Todos usuários que poderão abrir chamado devem ser cadastrados no glpi?
Aonde? Nesta parte mesmo? Em Servidores de passagem de correio eletronico (antigo gateway de e-mail)?
Enviei um email para helpdesk@dominio.com.br atraves do Outlook 2010, fui no GLPI, cliquei no “receber senhas de email agora”, e o resultado foi: “Ligação Falhada”
Pode me ajudar?
R.Honorato editar a “Entidade Filha” e veja se ela não está pegando as informações da “Entidade Pai”.
Boa noite!
Thiago, muito bom seu artigo, parabéns.
Estou com a seguinte dúvida:
Quando abro um chamado por email, no painel “Assistência>Chamados” sempre registra a entidade como “Entidade raíz”, mesmo configurado no usuáio uma entidade padrão diferente. No entanto, se abrir um chamado pela interface web com o mesmo usuário, é criado o chamado com a entidade correta.
Tem alguma dica de como fazer com que o chamado por email seja registrado com a entidade em que o usuário esteja configurada?
Abraços.
R. Honorato.
Marcos Paulo nesse caso deverá fazer regras de negocio de receptor de email tal para grupo tal.
Boa tarde Thiago!!!
Estou com a ver.0.80.7 do GLPI.
A questão é a seguinte: Criei 4 grupos no GLPI, sistemas.ead ,redes.ead.ava.ead, para cada grupo desse eu criei um e-mail onde eles receberão seus respectivos chamados\”senhas”, e criei um outro e-mail por nome chamadosti.ead por onde os e-mail’s de respostas aos chamados são enviados.
Gostaria de sua ajuda de como fazer para que cada grupo possa receber seus respectivos e-mail’s .
Parabéns pelo site!!
Boa tarde Thiago!!!
Estou com a ver.0.80.7 do GLPI.
A questão é a seguinte: Criei 4 grupos no GLPI, sistemas.ead ,redes.ead.ava.ead, para cada grupo desse eu criei um e-mail onde eles receberão seus respectivos chamados\”senhas”, e criei um outro e-mail por nome chamadosti.ead por onde os e-mail’s de respostas aos chamados são enviados.
Gostaria de sua ajuda de como fazer para que cada grupo possa receber seus respectivos e-mail’s .
Parabéns pelo site!!
Manoel qual a versão do GLPI?
Olá Tiago. fiz uma atualização em meu glpi e depois disto a maioria dos e-mails para receber tenho que clicar em Lista de emails não importados, e não sei como resolver isso. Pode nos auxiliar?
Alessandro seu você utiliza Linux (Debian ou Ubuntu): apt-get install php5-imap e se utilizar o Windows você tem que liberar a extensão no php.ini
[code];extension=php_imap.dll[/code]
deixando assim:
[code]extension=php_imap.dll[/code]
E depois reinicia o serviço ou a maquina e tente novamente.
Boa Tarde Thiago Passamani:
Estou tentado usar a opção de receber notificações de chamos pelo o email, mais quando eu sigo o passo-a-passo que vc mostrou mostra sempre esse menssagme: Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP.
Como faço pra compiliar o PHP com suporte a IMAP? estou precisando muito usar essa função.
Desde Já
Agradeço
cara, to com o mesmo problema do meu amigo aí em cima.
Ta tudo certinho mas na hora que eu clico no botão, da ” conexão falhou ”
e eu não recebo nada, a conta ta configurada certinha.
ta com pop, usuario, senha, porta visto e revisto mais de 50 vezes e nada de conecta…
(no webmail eu logo normalmente.)
alguem ja tem uma solução pra isso?
aqui estamos usando linux, red hat se eu não me engano GLPI 0.80.7 + OCS
Thiago, já tentei tudo que foi falado aqui e não consegui resolver, tem algum per-requisito tanto no servidor que roda o glpi quanto no servidor que roda o e-mail
eu uso squirremail rodando no centOS
Cristiano você já tentou com a porta 995 (SSL)?
@Thiago Passamani:
Ok!
servidor: mail.conviverurbanismo.com.br
porta entrada: 110
saida: 25
Do que mais você precisa?
Cristiano me envie as configurações reais do email, não precisa enviar a senha.
contato[at]thiagopassamani.com.br
Então Thiago, a conta ja foi criada, ja esta desta forma, exclusivamente só para o glpi, porém, quando envio um e-mail pra conta glpi@exemplo.com.br e vou testar, clicando em receber chamados de e-mail agora, diz que a conexão falhou. O que poderia ser?
Já la nas Notificações em Configuração dos alertas e follow-ups por e-mail eu consigo enviar um e-mail de teste para o administrador.
Sim Cristiano funciona perfeitamente, porém essa conta deve ser utilizada somente para o GLPI.
Bom dia,
Então Thiago, você sabe dizer se tem como configurar o glpi para abrir um chamado por e-mail baseado nas informações abaixo, como ja haviamos conversado?
O servidor do glpi tem acesso ao e-mail. E o servidor de e-mail é contratado, hospedado na internet.
No aguardo.
Att,
@Thiago Passamani: Thiago, ja te add lá, estou no aguardo.
Att,
Me adiciona no msn contato[a]thiagopassamani.com.br
@Thiago Passamani: O servidor do glpi tem acesso ao e-mail. E o servidor de e-mail é contratado, hospedado na internet.
Sim o site vai passar por novas mudanças futuramente. Valeu.
Cristiano tem que ver se o seu servidor de email (Exchange, Zimbra, Postfix, Gmail ou etc), pois a configuração não é a mesma para todos e também tem que ver se o seu servidor onde o GLPI está hospedado tem acesso a ele.
Eita, deu uma mudada no site, ficou legal. =D
@Thiago Passamani: o servidor é mail.servidor.com.br, nas opções de conexão é pop3, INBOX porta 110. O que pode ser?
Cristiano nesse caso tem que ver a configuração que é compatível com o seu servidor de e-mail. Você está usando qual tipo de serviço de email?
Ola Thiago,
Cara, não estou conseguindo configurar o gateway de e-mail para abrir um chamado via e-mail. Da o seguinte erro ” conexao falhou “, fiz todo o processo do seu tutorial, que por sinal é otimo, mas não consigo. A conta de e-mail exclusiva para o recebimento do e-mail de registros dos chamados, ela tem que estar agregada a um usuario junto com o AD? Ou so precisa mesmo da conta criada de e-mail?
Leandro como disse anteriormente a opção é “AGENDADO”, quando ativada irá executar automaticamente durante o período (horário) que foi selecionado.
Bom dia Thiago, parabéns pelo site, estou resolvendo muitas dúvidas através dele.
Uma dúvida que não consegui resolver pelo site foi que o meu MAILGATE não tem a opção de ficar como executando, e sim apenas as opções de AGENDADO e DESABILITADO, por isso tenho que fazer esse procedimento manualmente. Sabe como posso fazer para deixa-lo como executando e receber os emails automaticamente?
Leandro você vai deixar como agendado, sendo assim será executado do periodo que foi configurado.
O mailgate deo meu GLPI não tem a opção de ficar EXECUTANDO, apenas AGENDADO e DESABILITADO, sabes como posso fazer para coloca-lo para fazer a verificação automática?
Anderson veja se essas extensões estão iguais no seu PHP.ini
[code]
extension=php_bz2.dll
extension=php_curl.dll
;extension=php_dba.dll
extension=php_mbstring.dll
extension=php_exif.dll
;extension=php_fileinfo.dll
extension=php_gd2.dll
extension=php_gettext.dll
;extension=php_gmp.dll
extension=php_imap.dll
;extension=php_interbase.dll
extension=php_ldap.dll
;extension=php_mssql.dll
;extension=php_mysql_mysqlnd.dll
extension=php_mysql.dll
;extension=php_mysqli_mysqlnd.dll
extension=php_mysqli.dll
;extension=php_oci8.dll
;extension=php_pdo_firebird.dll
;extension=php_pdo_mssql.dll
;extension=php_pdo_mysql_mysqlnd.dll
extension=php_pdo_mysql.dll
extension=php_pdo_odbc.dll
;extension=php_pdo_pgsql.dll
extension=php_pdo_sqlite.dll
;extension=php_pdo_sqlite_external.dll
;extension=php_pgsql.dll
;extension=php_pspell.dll
;extension=php_shmop.dll
;extension=php_snmp.dll
extension=php_soap.dll
extension=php_sockets.dll
extension=php_sqlite.dll
extension=php_sqlite3.dll
;extension=php_sybase_ct.dll
;extension=php_tidy.dll
extension=php_xmlrpc.dll
[/code]
Thiago, bom dia!
Agradeço seu site, tem me ajudado muito!
Estou com problemas com relação ao topico!
Server-test: Windows xp pro – xampp – apache 2.2.17 – mysql 5.5.8 – php 5.3.5 – pear 5.10.1 e GLPI 0.80.5.
Realizei todas as configurações! Se clicar em Receber dentro de Gateway de e-mail, eu recebo e cria o f.up!!! Na Execução automatica, esta configurado de 1 e 1 minuto, agendado, Glpi, 0 ate 24, log 30 e 10 mensagens!
Não executa a tarefa, se eu clicar em executar ai sim, automaticamente não!
Tem alguma dll no apache ou php ou mysql ou pear para execultar?
Padrão de data no windows influencia?
A data do meu Server-test estava 28/10/2011 hh:mm, coloquei 2011-10-28 hh:mm, este é o caminho ou não tem nada a ver?
Agradeço
Anderson
Diego você precisa se foi no linux instalar o php5-imap e se utilizar o Xampp no Windows precisa liberar a extensão extension=php_imap.dll, qualquer dúvida entre em contato.
bom dia, parabéns Thiago Passamani pelo tutorial gostaria de uma ajuda sua se não for muito incômodo, e que no meu glpi na opção Gateway de e-mail esta exibindo a seguinte mensagem: Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP como posso resolver esse problema desde já agradeço pela atenção.
@Leonardo qual é a configuração que está usando? Qual é o servidor de email?
ola Thiago -help-me pls / fiz passo a passo no gateway de e-mail deu este erro: conexão falhou!
porfavor me ajude, podemos realizar acesso remoto ou outros tipos de contato…
desde ja grato!
no aguardo
Boa noite!
Veja se pode me ajudar,
estou com o glpi 0.80 e a seguinte configuração no gateway de e-mails:
Servidor: mail.polosolution.com.br
Opção de Conexão: pop
Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX.
Porta (opcional): 110
Usuário: suporte@polosolution.com.br
Senha: verificada funcionando corretamente.
Ao tentar sincronizar aparece a mensagem “conexão falhou” .. até com uma conta POP.
alguma dica ?
Uso Localweb
Boa Tarde Thiago,
Gostaria de ver se você pode me ajudar, criei uma entidade Desenvolvimento, como filhas criei TI e Automação. Cada entidade tem uma regra pra entrar email pra determinada entidade.
Criei dois gateways um pra receber email para TI e outro automação, mas quando recebo os emails, os chamados entram todos em uma entidade só. Como se estivesse usando somente uma das regras.
Atenciosamente
em cada entidade coloquei a Regra para atribuição um chamado criado através de um receptor de e-mail, porém uma entidade está recebe chamado atraves de um dos gateway, já o outro diz q não foi possivel localizar a pagina, quando clico em receber email.
@Fernando como está a configuração dos emails no cadastro da entidade ?
Criei duas entidades no meu sistema Glpi, Configurei um servideor de email e dois gateway de e-mail, so muda a conta de email em ambos.. Porém se um funciona o outro não. poderia me dar alguma dica?
Eu configurei e funcionou direitinho.. funcionou 2 dias e agora ele nao faz mas automaticamente, somente se eu executo manual…
o que pode ser?
@Valdeci A. Martins: Normalmente esse erro é quando o servidor LDAP não está disponivel. Verifique se o servidor LDAP está acessivél e também as configurações do GLPI.
Bom dia Thiago,
aqui depois que configuramos para receber notificações via email, não consigo conectar nenhum usuario do AD, informando a mensagem “Impossibilitado de conectar ao diretório LDAP”, e quando tento me autenticar com o proprio glpi, ele não tem previlégios administrativos
valeu, agradeço por qualquer ajuda .
Bom dia Thiago,
aqui depois que configuramos para receber notificações via email, não consigo conectar nenhum usuario do AD, informando a mensagem “Impossibilitado de conectar ao diretório LDAP”, e quando tento me autenticar com o proprio glpi, ele não tem previlégios administrativos
valeu, agradeço por qualquer ajuda .
@Diego Romano você precisa instalar se for no Linux (apt-get install php5-imap) e se for no Windows liberar a extensão ;extension=php_imap.dll retirarndo o ; no arquivo php.ini e depois reiniciando o serviço do Apache. Assim será liberado.
Thiago, muito obrigado pelos tutoriais que vc coloca no seu blog… são minha salvação… rs
Véio, preciso de um help seu… qdo tento colocar o Gateway ele informa o seguinte:
“Gateway de e-mail
Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP”.
E não possibilita adicionar um novo, o botão de adicionar fica desabilitado.
Obrigado novamente,
Diego Romano
@Daniel é isso mesmo se o usuário não estiver cadastrado o GLPI não aceita o recebimento do email.
Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento.
—
Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?
Obrigado
Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento..
Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?
Obrigado
Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento.
Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?
Obrigado
@Thiago Passamani: é um MANDIC:MAIL .. IMAP
@Adilson M S Junior: Você precisa instalar dois pacotes “sudo apt-get install php5-ldap php5-imap” para resolver seu problema. Ok?
Depois de instalado, veja se irá funcionar e poste aqui se funcionou.
Caro amigo, venho pedir sua ahuda com relação ao GLPI.
Eu instalei em uma maquina ubuntu 10.10 desktop e peguei uma maquina win xp no meu dominio. fui tentar cadastrar para começar a ter meu inventário de rede.
sendo que quando vou no menu setup/authentication aparece a seguinte.
“external authentications
setup authenticatications como um link em cor verde
The LDAP extension of your PHP parser isn’t installed
impossible to use LDAP as external source of connection
Your PHP parser was compiled whitout the imap funcitions
impossible to use IMAP/POP as external source of connection
Da pra dar uma ajuda..
Grato pela atenção
Blz Thiago, executei o procedimento documento por vc, no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1” e nã o abre o ticket tem mais alguma configuração a ser realizada?
estou tendo problema com ‘conexão falhou’ já tentei sem @dominio e com, e nada… alguem tem alguma sugestão?
@Paulo Eduardo o Exchange é IMAP por padrão se não me engano.
Thiago, beleza?
cara estou tentando configurar a abertura de chamados por e-mail no Exchange de um cliente, porém lá não trabalhamos nem com POP e nem IMAP (servidor interno). Teria alguma dica neste caso?
abs
@Thiago Passamani: vou testar Thiago com gmail e exchange e te informo aki ..
@Anderson William: O GLPI suporta sim contas EXCHANGE. Você pode fazer um teste com outro conta tipo: GMAIL ou HOTMAIL só para teste, pois pode ser o servidor que está barrando.
@Thiago Passamani: é uma conta da Mandic:Mail.
Contas exchange o GLPI nao da suporte correto ? caso de suporte posso testar agora ..
@Anderson William qual é o software que está rodando (Exchange, Postfix, Zimbra, etc), entendeu?
@Thiago Passamani:
Estou usando XAMPP + OCS + GLPI 0.80 + AD
Servidor de e-mail: imap.alamoengenharia.com.br
@Anderson William e qual é o servidor de email?
@Thiago Passamani:
Thiago
To com XAMPP + GLPI 0.80 + OCS + AD em um Windows XP Prof ..
@Anderson William qual é o servidor? Linux ou Windows?
@Thiago Passamani:
Thiago, já fiz testes com e sem @dominio .. sem sucesso
@Anderson William verifique se no usuário tem necessidade de ter @dominio
@Thiago Passamani:
Thiago, o servidor existe sim ..
estou com a conta configurada e funcionando no MS Outlook 2007. a porta utilizada tbm esta correta. Mesmo com SSL 993 acontece o mesmo problema.
O Servidor é externo, não tenho acesso aos logs.
:/ to aqui desde 13hrs tentando fazer funcionar :/
mais dicas amigo ??????? obrigado pelo retorno!
@Anderson William veja o log do servidor de email e tambem veja se existe o imap.servidor.com.br e se realmente usa essa porta ou se usa com ssl.
Thiago,
Boa noite!
Veja se pode me ajudar man,
estou com o glpi 0.80 e a seguinte configuração no gateway de e-mails:
Servidor: imap.SERVIDOR.com.br
Opção de Conexão: IMAP
Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX.
Porta (opcional): 143
Connection string: {imap.SERVIDOR.com.br:143/imap}INBOX.
Usuário: helpdesk@SERVIDOR.com.br
Senha: verificada funcionando corretamente.
Ao tentar sincronizar aparece a mensagem “conexão falhou” e as vezes HTTP error.
Já tentei de tudo .. até com uma conta POP.
alguma dica ?
forte abraço!
Thiago, meus parabéns pelo site e pelas informações.
Configurei o mailgate e está funcionando perfeitamente. A minha pergunta é: quando envio um e-mail e retorna a informação para o requerente com um outro e-mail contendo a descrição do chamado. só que o anexo não é enviado. Quando eu uso a aplicação e crio um chamado anexando algum arquivo ele também não envia o anexo. Também não informa por e-mail que existe um anexo. Como fazer para este anexo ir no e-mail ou então informar que há anexo no chamado?
@Paulo Araujo existe o plugin do OCS e também tem a opção em “Ações automaticas” OCS-NG que tem que está ativa, faz isso e depois posta aqui se funcionou, ok?
Thiago, obrigado pela informação, fiz outros testes e realmente consegui fazer a comunicação, só outra dúvida: Está nova versão do GLPI não tem a opção de importar os dados do OCS Inventory? ou devo habilitar alguma função? Abraços
Olá!
Tenho o GLPI versão 0.78.2 instalado em um servidor com win 2003. Já adicionei alguns componentes como placa-mãe e placa de rede, mas não consigo relacionar os componentes processador e memória a algum micro já cadastrado.
Alguém pode me ajudar a resolver?
@Paulo Araujo Obrigado pelos elogios e agradeço à todos que partilham seus conhecimentos aqui também.
Com relação a opção de abertura de chamados por e-mail, para enviar o usuário necessita está cadastrado no GLPI com um e-mail válido e só assim é possível vincular o conteúdo do e-mail enviado para o email de recebimento do GLPI ao chamado.
Fala Thiago, primeiro parabéns pelos tutos, teu site está show de bola.
Estou com o GLPI 0.78.2 e estou tentando configura-lo para o envio de e-mail porém não aparece a imagem de que o email foi enviado com sucesso. ele lista os e-mails da caixa, porem não gera o chamado. Sabe se há alguma diferença entre as versões? outra dúvida, este e-mail deve ser obrigatoriamente o do cliente? ou posso cadastrar qualquer e-mail desde que esteja igual no cadastro do GLPI? Abraços
Problema resolvido, depois de ler muito o log, percebi que em meu Exchange Server não estava deixando o usuário passar, solução:
Em Usuário, deixar apenas alias, sem dominio.
Uma coisa tão simples, pena que o usuário tem que ser cadastrado no GLPI para abrir chamado, se ele aceitasse chamado sem login =D
Thiago, boa noite.
Infelizmente ainda não arrumei solução para meu problema, tem alguma dica?
Só encontrei no forum para atualizar a versão do PHP, mas já até fiz downgrade e nada.
@Edson realmente não sabia disso, valeu pela dica. Posta la no grupo depois para ajudar outras pessoas com esse mesmo problema.
Olá Thiago,
Finalmente consegui realizar o processamento dos emails automaticamente e gerar os chamentos em seguida
Para isso tive que apagar o conteudo da pasta “..\glpi\files\_cron”
Dentro dela havia um arquivo “mailgate.lock” que acho que era o causador do bloqueio.
Muito obrigado por sua atenção.
att
Edson Vidal
Thiago,
O usuário e senha está ok, já tentei com o usuário dos followups e até o meu que sou domain admin.
A versão do php que estou usando é essa:
PHP Version 5.2.10-2ubuntu6.7
Já tentei tirar o no-tsl, deixar todas opções ligadas, desligadas.
Acho que é algo no meu PHP pois nos celulares funciona tanto imap quanto pop.
Já refiz a instalação em uma máquina virtual, mas instalei o PHP via apt-get, vou ver se baixando o pacote manualmente a coisa melhora, fora isso alguma sujestão?
Segue as configurações:
http://img828.imageshack.us/img828/2640/erroemail.jpg
@Cristiano Verifique se o login e senha estão corretos. Outra coisa mude o no-tsl e deixe vazio.
Mande depois a tela de configuração que você fez e qual a versão do seu PHP.
Eu não consegui fazer funcionar, apresenta “conexão falhou”. Em modo Debug apresenta o erro da imagem:
http://img268.imageshack.us/img268/1246/erroglpi.jpg
Alguma sujestão?
rss esqueci de colocar o link das telas:
http://intranet.hollywu.com.br/temp/glpi.png
Olá Thiago,
Sim já fiz e infelismente não deu certo.
Acredito que seja algum problema(no banco de dados) com a atualização que fiz do glpi.
Pois fiz uma instação nova com um novo BD e aparentemente está normal.
Nos link´s abaixo está a configuração comparativa das 2 instâncias.
Tentei até mudar diretamente na tabela “`glpi_crontasks`” id “9” campo “state” de “2”(valor antigo) para “1” mais não deu certo.
@Edson mude o status para “agendado” depois clique no botão “atualizar” e depois clique em “executar” e veja se funciona, beleza.
@Edson você já tento mudar o Status do mailgate e por para executar?
Oi Thiago,
Outro detalhe:
O status do mailgate está como desativado.
Oi Thiago,
Eu estava somente com um ambiente em Linux.
Criei um novo(Teste) um Windows e verifiquei que a extensão esta liberada sim.
Você tem alguma sugestão.
Obrigado.
Edson Vidal
@Edson Vidal: Verifique se a extensão “extension=php_imap.dll” esta liberada no php.ini
Bom dia Thiago,
Eu utilizo o GLPI 0.78.1 e estou tentando alterar um campo da lista de tags, ou seja, o conteúdo da notificação por email que é enviado quando abrimos ou fechamos um chamado. Não só nestes campos possuiem palavras em inglês como em outros também, neste preciso alterar exatamento o campo “closing date”.
Voce tem alguma idéia de onde podemos encontrar esta lista de tags para pode traduzir determinados campos?
É de muita valia as informações aqui no seu site, ajuda a discutirmos temas importantes do GLPI.
Abraços
Olá Thiago,
Segui os passos descritos acima, porém nas opções “Ações Automáticas” o status do registro “maitgate” está como “Bloqueio do sistema”.
Estava com a versão 0.78 e atualizei para 0.78.1.
Você tem alguma sugestão ?.
Obrigado
Edson Vidal